Setecidades Titulo Saúde
União libera R$ 62 mi para rede de atenção básica

Recursos serão encaminhados ao governo do Estado

Por Rogério Santos
do Diário do Grande ABC
06/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O governo federal repassou R$ 62 milhões ao governo do Estado para investimentos na rede de atenção básica de Saúde. A liberação do recurso foi assinada ontem pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário estadual da Saúde, Giovani Guido Cerri, durante a abertura do 27° Congresso de Secretários Municipais do Estado de São Paulo, realizado em São Bernardo.

O congresso, que segue até sexta-feira no Cenforpe (Centro de Formação de Professores) tem por objetivo discutir a gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) nos municípios em articulação com o Estado e a União.
"Todos temos um compromisso com a atenção básica, e não podemos falar do SUS sem priorizar essa área", disse Padilha.

O ministro falou ainda sobre a importância de investimentos para a contratação de médicos e destacou a necessidade de outra faculdade de Medicina no Grande ABC. "Evidente que o Grande ABC tem essa necessidade e merece mais uma faculdade de Medicina", disse.

O secretário de Saúde de São Bernardo e presidente do Cosems/SP (Conselho de Secretários Municipais do Estado de São Paulo), Arthur Chioro, ressaltou o diálogo com as instâncias federativas como mecanismo para melhorar a gestão pública da Saúde.

Giovani Cerri afirmou que o setor de Saúde Mental é um grande desafio para os gestores da área e que merece atenção especial.

PROGRAMAÇÃO 

Durante os quatro dias do congresso, serão realizados debates, workshops e cursos para os secretários municipais de Saúde, alguns assumindo a Pasta pela primeira vez. "Teremos aqui trocas de experiências muito interessantes que vão auxiliar no trabalho dos gestores de Saúde", projetou Chioro.

Haverá também uma programação para levar os gestores públicos a conhecerem alguns projetos implantados no município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;