Economia Titulo Crise
Lula acorda Mantega de madrugada para saber da crise
18/10/2008 | 07:15
Compartilhar notícia


A crise atravessou o Atlântico e a África e acompanhou o dia ontem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Maputo, capital de Moçambique, país à beira de outro oceano, o Índico. Quando ainda eram 5h em Brasília, Lula acordou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e falou com ele por telefone - em Maputo já eram 10h. Depois de ter avaliado que a crise financeira podia não passar de uma "marolinha" para o Brasil, ontem o presidente admitiu que o momento é de "apreensão", mas que tomará todas as medidas para que o País "não seja pego de calças curtas e perca o patrimônio que acumulamos nos últimos anos".

Também por telefone, Lula falou com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Das conversas com a equipe econômica saíram as medidas que seriam anunciadas depois da reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional) e que, a pedido do presidente, deveriam ajudar a "economia real".

A equipe econômica está incomodada com o fato de que as medidas adotadas até agora tiveram um resultado aquém do esperado no sentido de socorrer os setores mais afetados pela crise: as exportadoras e os bancos de menor porte. O presidente demonstrou irritação com a informação de que o dinheiro dos depósitos compulsórios, liberados pelo BC com o objetivo de irrigar os canais de crédito na economia ter sido investido em títulos públicos. Tudo isso foi tema de uma conversa de Mantega e Meirelles que começou pela manhã e continuou à tarde.

Para Lula, a crise ainda não chegou à vida real do País. "Já viu alguém deixar de comprar feijão, comprar botão para a camisa e consertar sapato por causa da bolsa?", questionou o presidente na suíte do hotel em que estava hospedado. Depois, Lula se encontrou com o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;