Espetinho não precisa ser sinônimo de refeição sem charme. Com imaginação, é possível retirá-la da categoria ‘comida' de churrasco e elevá-la ao status gourmet. "Pode ser servido em um almoço ou jantar com a mesa posta também", diz o chef Luis Recoba, do restaurante Bracia Parrilla.
Sem precisar radicalizar no ‘formato', é necessário pensar em variações, dos detalhes de apresentação à harmonização dos ingredientes. "Deve-se dividir entre legumes, carnes vermelha e branca. Combinamos legumes e hortifruti com todos os tipos de carnes, como por exemplo cubos de frango com tomate cereja, salmão com alho-poró", diz o chef Alexandre Saber, do Sassá Sushi. Os chefs também sugerem maior cuidado na apresentação. "Pode-se utilizar um espeto diferenciado e trabalhado, sem ser aquele básico de madeira", afirma Recoba. Para o preparo, o ideal é apostar nas grelhas, que cozinham os ingredientes por inteiro. É dessa maneira também que são feitas as robatas, como são chamados os espetinhos na culinária japonesa.
A combinação dos ingredientes também deve levar em conta a intensidade de sabores, que vale também para espetos com carne. "É importante saber harmonizá-los. Ao utilizar carne de sabor marcante, o ideal é escolher vegetais suaves. O mesmo vale para carnes com temperos picantes. Queijos amarelos (com mais gordura) podem ser usados com carnes magras, e até a mistura de dois tipos de carnes é válida, desde que resultem em composição de sabores e texturas interessantes", conta Recoba.
ROBATA DE SALMÃO COM SHIMEJI + ROBATA DE CORAÇÃO
Chef Brito
Rendimento: 1 porção
Ingredientes:
10 g de salmão (1 fatia fina)
15 g de shimeji (1 xícara de chá)
1 colher (chá) de cebolinha picada
5 corações de galinha de 30 g
sal a gosto
Modo de preparo
Envolva o shimeji e a cebolinha na fatia de salmão e espete com palito de robata. Faça o mesmo com os corações.Grelhe em uma chapa com azeite. No prato, cubra o espeto com molho tarê.
ANCHO NO ESPETO
Chef Luis Recoba
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 1 porção
Ingredientes:
450 g de miolo de contra-filé cortado em cubos de aproximadamente 2 cm
4 fatias de bacon
4 cubos de cebola
4 cubos de pimentão
Cebola recheada:
2 cebolas grandes sem miolo
100 ml de creme de leite
bacon a gosto
alho-poró a gosto
tomate seco picado a gosto
salsão a gosto
amido de milho para engrossar
sal a gosto
queijo parmesão ralado
Modo de preparo
Coloque o miolo de contra-filé no espeto intercalando com o bacon, a cebola e o pimentão em cubos. Grelhe na parrilla de 14 a 17 minutos.
Cebola recheada:
Reserve as cebolas, o amido de milho e o queijo parmesão ralado. Pique todos os ingredientes. Frite o bacon, em seguida acrescente os ingredientes picados e refogue um pouco. Acrescente o creme de leite e misture bem, vá engrossando com o amido de milho, mas não deixe muito grosso. Pegue as cebolas, unte por dentro com manteiga e leve ao micro-ondas por cerca de dois minutos. Recheie a cebola com o creme e salpique com o parmesão. Leve à grelha por cerca de três minutos.
BROCHET DE FILET MIGNON AU POIVRE
Chef Eliane Carvalho
Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes:
8 medalhões de filé mignon
Aparas (pedaços) de carne para o molho
1 e 1/2 xícara (chá) de redução de vinho tinto
4 colheres (sopa) de pimenta verde em conserva
azeite
1 xícara (chá) de cebola, alho-poró e salsão picados
2 dentes de alho cortados ao meio
1 folha de louro
alecrim a gosto
pimenta verde moída na hora a gosto
sal a gosto
Para engrossar:
4 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
Purê de Batatas:
560 g de purê de batatas assadas
300 g de manteiga gelada cortada em cubos
80 g de creme de leite fresco
80 g de queijo parmesão
sal
noz-moscada
ROBATA DE ABOBRINHA
Chef Alexandre Saber
Rendimento:1 porção
Ingredientes:
3 rodelas de abobrinha com casca
20 ml de shoyu light
1 colher (sobremesa) de manteiga sem sal
1 colher (chá) de salsinha
Modo de preparo
Espete as rodelas de abobrinha em um mesmo espeto de bambu. Com a ajuda de um pincel, passe manteiga em toda a área e coloque em uma chapa ou frigedeira até dourar por cerca de cinco minutos. Adicione a salsinha e, com a ajuda de um borrifador, finalize com o shoyu e deixe por mais três minutos.
ESPETADA MISTA DE FRANGO E FILÉ MIGNON À MADEIRENSE
Chef Ilda Vinagre
Rendimento: 2 pessoas
Ingredientes:
3 cubos de filé mignon
3 cubos de filé de frango
sal a gosto
cebola em cubos
pimentão em cubos
pimenta moída a gosto
Massa:
350 g de penne integral
sal a gosto
água para cozinhar a massa
Molho:
1 cebola picada
2 tomates
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cenoura ralada
1 cubo de caldo de legumes
2 ml de água
6 folhas de manjericão
Modo de preparo
Tempere os cubos de filé mignon e frango com a pimenta moída e sal a gosto. Em dois palitos para churrasco, intercale o filé mignon e o frango com os cubos de cebola e pimentão, deixando cada espetada com 3 cubos de carne e 3 de frango. Grelhe as espetadas.
Massa: Em uma panela com água e sal, cozinhe o penne até que fique al dente.
Molho:
Em uma panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo até que os tomates estejam cozidos. Bata tudo no liquidificador. Em uma frigideira, coloque o penne cozido e acrescente o molho. Mexa até misturar a massa com o molho. Em um prato, coloque a massa e a espetada e sirva.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.