Política Titulo Projeto de lei
Comissão no Senado cria novos cargos de diplomatas
Por
09/12/2011 | 06:30
Compartilhar notícia


A Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE) aprovou ontem projeto de lei criando 1.293 cargos, sendo 400 para diplomatas e 893 da carreira de oficial de chancelaria, parte deles por transformação de cargos de assistente de chancelaria.

 

De iniciativa da Presidência da República, a proposta prevê que o provimento das vagas será gradual, a partir deste ano, mediante autorização do Ministério do Planejamento e observada a disponibilidade orçamentária. Parecer do relator, senador Gim Argello (PTB-DF), informa que atualmente há 1.285 diplomatas em atividade e 849 oficiais de chancelaria.

 

A exposição de motivos do governo informa que, entre missões diplomáticas permanentes, repartições consulares e delegações, já existem 223 representações diplomáticas brasileiras em todo o mundo. E que a ampliação dos cargos se deve "às extraordinárias transformações em curso no cenário internacional, que apresentam complexos desafios à política externa brasileira".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;