Economia Titulo
Ata do Copom é destaque da semana
Por
21/04/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


A semana conta com uma agenda doméstica dominada por indicadores de inflação, mas tem na divulgação da ata da reunião de abril do Copom (Comitê de Política Monetária) o grande destaque que será acompanhado pelo mercado financeiro. Mais curta por causa do feriado de Tiradentes, nesta segunda-feira, a semana terá os anúncios de índices mais concentrados entre a quinta-feira (24) e a sexta-feira (25), quando será também conhecido o IPCA -15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), parcial do sinalizador de inflação mais importante do País.

A divulgação da ata da reunião do Copom será feita na quinta-feira, pelo Banco Central. A expectativa dos economistas do mercado financeiro, como sempre, é saber se a autoridade monetária dará mais pistas sobre o futuro da taxa básica de juros brasileira, elevada na quarta-feira (16) pela primeira vez desde maio de 2005. A decisão do comitê de aumentar a Selic em 0,50 ponto percentual surpreendeu a maior parte do mercado, que aguardava alta de 0,25 ponto em abril e uma dose maior apenas nos meses seguintes.

Somado ao ajuste acima do esperado, o comunicado da decisão também mereceu destaque, já que veio com uma explicação mais detalhada que a de costume: “Avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 11,75% a.a., sem viés. O Comitê entende que a decisão de realizar, de imediato, parte relevante do movimento da taxa básica de juros irá contribuir para a diminuição tempestiva do risco que se configura para o cenário inflacionário e, como conseqüência, para reduzir a magnitude do ajuste total a ser implementado.”

Para alguns especialistas do mercado, este comunicado foi classificado como uma “miniata”. E, para a maioria dos economistas, a segunda frase do anúncio sinalizou que o ciclo de altas da Selic poderá ser menor que o cogitado pelo mercado antes da reunião e com a repetição de mais aumentos de 0,50 ponto porcentual.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;