Como era esperado, o PV de Santo André se aliou ao PT para a disputa da eleição municipal. Com o apoio, sacramentado neste sábado, o deputado estadual Vanderlei Siraque (PT) passa a contar com cinco partidos na coligação que começa a ser formada para tentar elegê-lo prefeito.
O presidente municipal do PV, vereador Donizeti Pereira, admitiu que a legenda se aliou ao PT por não ter conseguido viabilizar candidatura própria “por questões internas”. “Diante da situação, a executiva avaliou que a pré-candidatura mais próxima àquela que consideramos ser a ideal, e oferece projeto de melhoria à população, é a do Siraque”, justificou.
O acordo com o PT somente foi possível, segundo o verde, por conta das garantias de que o PV terá uma participação efetiva na elaboração de um plano à população, em um provável governo com a implementação de políticas ambientais defendidas pelo partido e na discussão acerca do vice.
“Não condicionamos o apoio à indicação do vice. Mas entendemos ser de suma importância que ele saia de um consenso entre os aliados. Também temos nomes capacitados para ocupar o cargo e queremos fazer essa discussão em conjunto. Caso contrário, se brigarmos entre nós, ficaremos sem nome e enfraquecidos para fazer cobranças.”
Maior aliança - O PT comemorou o quinto apoio ao nome de Siraque. Além de PV, o partido governista conta com o suporte de PSB, PHS, PSL e PRB. E acredita estar próximo de anunciar a união com o PCdoB.
Com este panorama, a legenda caminha para a maior coligação de sua história em uma disputa municipal. Para atingir a meta falta sacramentar aliança com apenas mais duas siglas.
“É muito significativo esse acordo com o PV. O apoio deles é fundamental para vencermos a eleição. Ajudarão, principalmente, na elaboração de propostas ligadas à área ambiental”, discursou Siraque.
Ele descartou que a chegada de mais um partido com condições de indicar o vice seja prejudicial e complique ainda mais a disputa. “Não me preocupo com isso. Ao contrário. Acredito que o PV será mais um partido a colaborar para que a gente encontre um nome de consenso.”
Na opinião de Tiago Nogueira, presidente municipal do PT, o apoio verde já era esperado. “Nosso planejamento está no caminho certo. Estamos conseguindo manter ao nosso lado aliados como o PV e ampliando acordos, a exemplo do PSB, que na eleição passada estava com o PSDB.”Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.