Setecidades Titulo
MST invade fazenda no Pontal do Paranapanema
07/04/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Pelo menos 60 agricultores ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) invadiram anteontem a Fazenda Guarani, de 220 alqueires, em Presidente Bernardes, no Pontal do Paranapanema, inaugurando o prometido Abril Vermelho em São Paulo.

 Os sem-terra chegaram em dois caminhões e em automóveis. Foi a quarta ocupação da Fazenda Guarani somente este ano. No ano passado a fazenda sofreu seis invasões.

 O coordenador do MST no Estado, Sérgio Pantaleão, afirmou que a fazenda ocupada é improdutiva. “Só tem pasto e meia dúzia de gado, é uma terra que é do governo. Se é do governo, é para ser destinada à reforma agrária”, afirmou.

 Ele criticou duramente o projeto de lei do governador José Serra (PSDB), que regulariza terras consideradas devolutas no Pontal do Paranapanema. “Ele (Serra) tem de desistir desse projeto, que privatiza terras públicas. Tem é de desapropriar porque são terras devolutas. O latifúndio já está podre de rico”, disse.

 Por meio de seu advogado Antonio Carlos Rodrigues, o empresário e arrendatário Nilson Riga Vitalli, de Presidente Prudente, contestou o coordenador do MST e negou que a área seja improdutiva.

 “A fazenda é 100% produtiva, gera empregos e impostos. O rebanho é de 450 cabeças de gado”, disse Rodrigues, que hoje entrará com ação de reintegração de posse. O advogado disse que essa será a 12ª ação de reintegração de posse desde que a onda de invasões começou. Ele acusou os sem-terra de derrubar pelo menos 500 metros de cerca para a invasão e de destruir mata nativa.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;