Economia Titulo
Região Metropolitana, desemprego fica estável
Por Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
27/03/2008 | 07:09
Compartilhar notícia


O nível de desemprego na Região Metropolitana de São Paulo manteve estabilidade no último mês, com um índice de 13,6% – o mesmo registrado em janeiro. Mas como a tendência de manutenção do emprego continua contrária à tradição do período – de elevação do número de pessoas sem emprego –, esse é o melhor resultado para fevereiro de 1996.

“O comportamento é atípico para fevereiro, que costuma ter elevação do desemprego. O que percebemos é que o primeiro bimestre deste ano, assim como ocorreu no mesmo período de 2000, é herdeiro de bons resultados obtidos no final do ano anterior”, explica Alexandre Loloian, coordenado da equipe de análise da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), que realiza a pesquisa em conjunto com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos).

Para o pesquisador, o resultado estável mostra que o empregador está em um momento de incertezas no mercado econômico atual, pois ele não contrata e nem demite os trabalhadores.


Segundo a pesquisa, fevereiro registrou 8,92 milhões de pessoas ocupadas, enquanto janeiro ficou com 8,91 milhões.


Já na comparação com o mesmo mês de 2007 – que apresentava um índice de 15,3% no nível de desemprego –, o número de pessoas ocupadas subiu 4,2%. Isso significa que 142 mil pessoas deixaram a condição de desempregados nos últimos 12 meses.

SETORES


Na Região Metropolitana, a indústria apresentou elevação do desemprego em 0,4% diante do mês anterior, com o fechamento de 7 mil vagas. Contudo, na comparação anual o resultado é positivo em 3,7%, com 59 mil vagas geradas.


Já o setor de serviços fica quase estável, com elevação em 0,3% no nível de ocupação ante janeiro, com 14 mil postos abertos. Na diferença em 12 meses, esse índice é de 6,7%, ou 308 mil pessoas empregadas.


O comércio foi o destaque de fevereiro, com a elevação em 2% no número de oportunidades criadas, um saldo de 29 mil empregos. Já no ano, isso o índice permaneceu zerado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;