Cultura & Lazer Titulo
‘Mulheres em Destaque’ – categoria Esportes
Dérek Bittencourt
Especial para o Diário
13/03/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


A segunda edição do prêmio Mulheres em Destaque, oferecido pelo Diário às mulheres que se destacam no Grande ABC em suas respectivas áreas, se aproxima do final, pelo menos na parte que cabe aos leitores votarem.

Os internautas podem optar entre três finalistas nas 13 categorias em questão – Beleza, Comunicação, Cultura, Decoração e Arquitetura, Direito, Educação, Empresarial, Esportes, Gastronomia, Moda, Pesquisa, Ciência e Tecnologia, Saúde e Terceiro Setor – e têm até o próximo dia 16 (domingo) para eleger a vencedora do prêmio. O evento de premiação será no dia 25 deste mês, no Teatro Municipal de Santo André.

O critério para esta eleição é homenagear no mês em que se é comemorado o Dia Internacional da Mulher, uma das damas que nasceu, mora ou trabalha na região, e se destaca levando o nome do Grande ABC adiante. Os votos deverão ser efetuados através do site do Diário (www.dgabc.com.br).

Nesta página você poderá conhecer mais sobre as finalistas em Esportes: a ex-árbitra de futebol Silvia Regina de Oliveira, a ex-armadora da Seleção Brasileira e técnica da equipe feminina de basquete de Santo André, Laís Elena Aranha, e a ex-jogadora e agora supervisora das seleções paulistas femininas sub-14, infanto e juvenil, além de coordenadora do vôlei feminino do São Caetano Esporte Clube, Maria Ivete Miotto e Silva.

MARINA IVETE MIOTTO E SILVA
Em 30 anos dedicados ao voleibol, desde o início de sua carreira como jogadora até o cargo atual de coordenadora do São Caetano Esporte Clube e da Prefeitura do município, Marina Ivete Miotto e Silva, de 53 anos, sempre teve uma relação especial com a região. “Gosto muito do Grande ABC, especialmente de São Caetano, que é onde eu nasci e moro.”

Com esta estreita ligação, não foi à toa sua indicação para o prêmio Mulheres em Destaque. Porém, Marina diz que não esperava estar entre as finalistas. “Fiquei surpresa e contente ao mesmo tempo. Eu faço um trabalho de bastidores, não tenho tanta visibilidade quanto técnicas e jogadoras, e nem pretendo ter. Mas, entre tantas mulheres que se destacam no Grande ABC, ser uma das três finalistas me deixou muito feliz.”

Como Marina mesma citou, seu trabalho fica mais por trás dos olhares da mídia. Desta forma, muitos não a conhecem, mas ela já teve interferência na formação de 6.000 mulheres no esporte.

Sem a intenção de apelar por votos e satisfeita por estar entre indicadas, a coordenadora finaliza. “Agradeço a quem votou ou votará em mim e, independente de quem vencer, estará bem representado.”

Porém, caso não seja a vencedora, Marina tem sua favorita. “Se a Laís vencer, será mais do que merecido, e ficarei muito feliz. Acompanhei a trajetória dela e sei o que fez pelo basquete”, concluiu. DB

SILVIA REGINA DE OLIVEIRA
Moradora de Santo André, a ex-árbitra da Fifa Silvia Regina de Oliveira, de 44 anos, teve diversos feitos durante seus 27 anos de carreira dentro da arbitragem no futebol (encerrada ano passado).

Ingressou no futebol em 1980, quando fez o primeiro curso na Liga de Futebol de Mauá. Daí em diante, só cresceu e apitou Campeonatos Paulistas, Brasileiros, Copa Sul-Americana (primeira mulher a arbitrar uma partida masculina oficial da Conmebol) e até as Olimpíadas de Atenas.

Ganhou diversos prêmios nacional e internacionalmente e, agora, tem a oportunidade de vencer uma disputa ‘em casa’. “Já tive prêmios em São Paulo e até mesmo nos Estados Unidos. Agora, ser lembrada na minha região, é muito legal”, disse Silvia Regina. “Me sinto lisonjeada, ganhando ou não, e muito feliz por ser lembrada”, completou.

Atualmente é Instrutora de árbitros da Fifa e trabalha na Federação Paulista de Futebol, auxiliando aspirantes à profissão em que fez carreira e sucesso.

“Esta é uma profissão extremamente machista, em que estão predominantemente homens. Para quebrar esse paradigma, requer muita dedicação. É difícil, e por isso acho que mereço o voto.”

LAÍS ELENA ARANHA
Mais de 40 anos de prestação de serviço ao basquete de Santo André fizeram com que Laís Elena Aranha, ex-jogadora e atual técnica da equipe profissional feminina do município, ganhasse nome e reconhecimento de âmbitos regional, nacional e mundial.

Uma das três finalistas ao prêmio Mulheres em Destaque, Laís está na região desde 1964, dois anos depois de começar como armadora de basquete no Corinthians. Com passagens e conquistas pela Seleção Brasileira, seu último clube foi a Pirelli, em que posteriormente iniciou sua caminhada como treinadora. Lá, ela teve o impulso para retornar, anos depois, à Seleção Brasileira, mas como membro da comissão técnica.

Apesar destes feitos e de já ter conquistado títulos no Brasil e no Exterior, vencer um prêmio na região é motivo de grande alegria para a treinadora. “Fico orgulhosa e honrada por estar entre as três. Já é uma vitória. São 40 anos dedicados ao basquete e a responsabilidade social em Santo André e fico muito contente com a indicação.”

Para os internautas que escolherão a vencedora, Laís dá um recado. “Têm de analisar o trabalho, examinar e avaliar os feitos e escolher, numa boa, a melhor, porque as três concorrentes são boas e merecem respeito”, disse a técnica, que tem 65 anos.

Vencendo ou não a disputa, para ela: “o que importa mais é ter a consciência do dever cumprido e o reconhecimento pelo nosso trabalho.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;