Economia Titulo
Servidores estaduais fazem protesto
Por Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
01/03/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


Os servidores públicos do Estado de São Paulo fizeram uma manifestação sexta-feira na Capital. Uma comissão de sindicalistas foi recebida por três secretários do governador José Serra, mas o encontro apresentou poucos avanços diante das reivindicações da categoria.

O ato foi para protestar contra a política do governo estadual de não abrir a negociação com os trabalhadores do estado, já que a data-base da categoria é neste sábado.

A reivindicação dos funcionários públicos é a abertura de diálogo com os gestores para promover uma negociação salarial para este e os próximos anos.

Mas, apesar do avanço de serem recebidos pelos secretários Gulherme Afif Domingos (Emprego e Relações do Trabalho), Aloísio Nunes (Chefe da Casa Civil) e Sidney Beraldo (Gestão Pública), o governo concordou em abrir um canal de diálogo com os trabalhadores, mas não garantiu reajuste salarial.

“Não teve negociação. Eles propuseram negociar entidade por entidade com a secretaria responsável, mas os secretários não tem autonomia para decidir nada. Esse é um modo de protelar as coisas até o final do ano”, afirma Carlos Ramiro de Castro, presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo).

Segundo o secretário de Finanças da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Ariovaldo de Camargo, a justificativa para não garantir o aumento foi ‘problemas com o orçamento’.

Já o presidente da CUT de São Paulo, Edílson de Paula, afirma que está havendo avanços nas negociações com o governo Serra. “É a primeira vez que nos recebem dessa forma, com uma comissão de secretários. Pelo menos, o gelo que havia entre o governo e os servidores foi quebrado. Espero que realmente se abra esse canal de diálogo”, comenta.

Endereço - O protesto estava marcado para acontecer na frente do Palácio das Bandeiras, sede do governo. Contudo, a Polícia Militar fechou as ruas de acesso ao local e os cerca de 400 manifestantes tiveram que ir para a praça em frente ao estádio do Morumbi.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;