Política Titulo
Futuro de Oswaldo nas mãos de Damo
Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
12/02/2008 | 09:43
Compartilhar notícia


O prefeito de Mauá, Leonel Damo (PV), tem nas mãos o futuro político do ex-prefeito e adversário nas eleições de outubro, Oswaldo Dias (PT).

A administração tem até o dia 29 para informar à Justiça sobre os gastos públicos na exposição Túnel do Tempo, em 2004, realizada ainda durante a gestão de Oswaldo. O episódio resultou na cassação do registro da candidatura à prefeito do petista Márcio Chaves (leia reportagem ao lado).

A determinação judicial chegou à Secretaria de Assuntos Jurídicos na sexta-feira. O documento integra a ação civil pública, movida pelo MP (Ministério Público) em dezembro do ano passado, contra Oswaldo, Márcio e o então secretário de Governo, Severino Manoel da Silva. Se forem condenados, os petistas podem ter os direitos políticos cassados pelo período de três a cinco anos.

Na prática, é mais um duro golpe na candidatura de Oswaldo, que já vem travando uma batalha na Câmara para tentar reverter a tendência dos vereadores de manter o parecer do TCE (Tribunal de Contas do Estado), que rejeitou as contas do petista em 2004.

Oswaldo afirmou que a proximidade da eleição pode ter motivado a ação. “Vamos enfrentar mais uma disputa jurídica. Mas já esperava que isso ocorresse perto da eleição.”

Márcio também acredita em retaliação. “Causa estranheza essa ação chegar em ano eleitoral, com a nítida intenção de deixar o Oswaldo e eu inelegíveis.” Para o petista, a exposição Túnel do Tempo ainda é um fantasma, mesmo após quatro anos. “Essa é uma cicatriz que não vai fechar nunca.”

A promotora de Justiça de Mauá Denise Elizabeth Herrera negou qualquer motivação política. “Nosso procedimento é técnico. Propomos a ação só agora porque era necessário esperar a conclusão do inquérito. E nós não temos culpa que o PT fez essa exposição.”

O secretário de Assuntos Jurídicos, Silvar Silva Silveira (PV), também não acredita em cunho eleitoral. “É uma coincidência.” Procurado, Leonel Damo não quis falar sobre o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;