Internacional Titulo
Arafat pede 'capacetes-azuis' nos territórios palestinos
Por Da AFP
31/12/2002 | 10:09
Compartilhar notícia


O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Yasser Arafat, pediu à ONU que envie uma unidade de capacetes-azuis aos territórios palestinos, em entrevista publicada nesta terça-feira pelo jornal belga Le Soir.

Arafat expressou também sua esperança de resolver de forma pacífica a crise entre Iraque e Estados Unidos, assim como sua preocupação com a possibilidade de Israel aproveitar uma intervenção contra o Iraque para utilizar de novo sua política de "fatos consumados" contra os palestinos.

"Uma força das Nações Unidas foi enviada para o Líbano, outra para as colinas de Golã e uma terceira para o deserto do Sinai. Por que não deveria ter outra na Cisjordânia e Faixa de Gaza?", questiona o dirigente palestino, pedindo à União Européia (UE) que apóie esta idéia.

Arafat manifestou sua esperança de chegar o quanto antes possível a um acordo entre seu movimento político, o Fatah, e os militantes muçulmanos do grupo radical Hamas, para colocar fim aos atentados suicidas em Israel e permitir que as negociações de paz com o Estado Hebreu avancem.

Ele se negou a falar sobre a campanha eleitoral de Israel, cuja votação será no dia 28 de janeiro, mas afirmou que está disposto a "conversar com todo mundo e não apenas com o candidato trabalhista, Amram Mitzna.

"Estendo de novo minha mão a (o primeiro-ministro israelense) Ariel Sharon. Apesar do que diz, já negociamos juntos em Wye Plantation (Estados Unidos, 1998) quando Benjamin Netanyahu era primeiro-ministro e Bill Clinton presidente dos Estados Unidos. Estivemos juntos na mesma sala. O que mostra que tudo é possível", acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;