Cultura & Lazer Titulo
Surpresas no Grammy
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
Com AFP
12/02/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A menina-problema Amy Winehouse nem precisou aprontar das suas para ser o nome do 50º Grammy, maior premiação do mercado fonográfico nos Estados Unidos. Na festa, realizada ontem, ela abocanhou cinco dos seis gramofones de ouro a que disputava.

Aliás, a britânica não precisou nem mesmo entrar em solo norte-americano. Como o visto foi liberado com atraso, ela teve de participar direto de Londres, apresentação transmitida via satélite para os convidados em Los Angeles.

Ao lado da mãe, ela agradeceu emocionada aos prêmios. Ofereceu-os ao marido Blake Fielder-Civil (que cumpre pena na Inglaterra) e a Londres, onde nasceu.

Pelo hit Rehab (tema da recente internação em uma clínica de desintoxicação) ela levou os prêmios de gravação e canção do ano. Bateu as concorrentes também nas categorias artista revelação, interpretação pop feminina e álbum pop vocal (Back to Black).

O rapper norte-americano Kanye West veio em segundo em número de prêmios. Levou metade das oito indicações: álbum de rap (Graduation), rap (Good Life); duo ou grupo de rap (Southside) e atuação solo de rap (Stronger).

Os intérpretes brasileiros Gilberto Gil, Céu e Bebel Gilberto, todos donos de CDs candidatos ao prêmio de álbum de world music, ficaram a ver navios. A cantora Angélique Kidjo, do Benin, se divertiu ao posar para fotos depois de sagrar-se campeã: equilibrou na cabeça o prêmio conquistado por Djin Djin.

SURPRESA

Quem esperava que mais uma banda roqueira ou um cantor de r&b fosse levar o álbum do ano se assustou com o gênero do campeão: o jazz. A bolachinha em questão é River – The Joni Letters, do pianista Herbie Hancock, que completa 68 anos hoje. Este é o primeiro álbum instrumental de jazz a ganhar o prêmio desde Getz/ Gilberto (1965), parceria de João Gilberto com o saxofonista Stan Getz.

O Foo Fighters, que estava entre os oponentes de Hancock para álbum do ano, derrotou Bruce Sprinsgteen e John Fogerty. Echoes, Silence, Patience & Grace é o disco de rock de 2007.

Justin Timberlake levou um único prêmio para casa: interpretação pop masculina com What Goes Around... Comes Around. Umbrella, de refrão-chiclete, tinha uma porção de indicações. Mas só recompensou os intérpretes, Rihanna e Jay-Z, na categoria canção de rap em colaboração. A melhor trilha sonora foi a da animação Ratatouille, de Michael Giacchino.

Barack Obama foi vitorioso (fora da corrida para a candidatura democrata à presidência dos Estados Unidos). Com o audiobook (livros gravados em áudio) The Audacity of Hope: Thoughts on Reclaiming the American Dream, o pré-candidato bateu dois ex-presidentes: o marido de sua oponente, Bill Clinton, e Jimmy Carter.

No quesito show, embora não estivessem lá como concorrentes, só deu Beyoncé e Tina Turner, que fizeram dueto. De pernas bem à mostra (marca das duas), levantaram a platéia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;