Internacional Titulo
Premiê do Canadá e chanceler alemã conversam sobre Afeganistão
Por Da AFP
12/02/2008 | 08:55
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, e a chanceler alemã, Angela Merkel, conversaram nesta segunda-feira por telefone sobre o futuro da missão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Afeganistão, informou a porta-voz do governo canadense.

Os dois dirigentes "concordaram sobre a importância da missão no Afeganistão para a Otan" e "acordaram trabalhar juntos nas semanas prévias à próxima reunião da Aliança Atlântica, em Bucareste", disse a porta-voz de Harper, Sandra Buckler.

Harper informou Merkel sobre a resolução enviada ao Parlamento para prolongar a presença de 2.500 soldados canadenses na volátil região sul do Afeganistão até 2011, sob a condição de que a Otan lhes forneça reforços em soldados e equipamentos.

A proposta está pendente de um voto de confiança da Câmara, onde seu governo está em minoria e, se for rejeitada, pode provocar a queda do Executivo.

Embora Merkel tenha dito "entender bem o debate" que acontece no Canadá, ela reafirmou a postura da Alemanha de se manter "fortemente comprometida" com a missão da Otan, mas no norte do Afeganistão.

Desde 2002, 78 soldados e diplomatas canadenses morreram em conseqüência dos ataques dos insurgentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;