Setecidades Titulo
Grande ABC está quase sem vacina
Por Bruno Ribeiro
Célia Maria Pernica
25/01/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Diadema era a única cidade do Grande ABC que, ontem, tinha doses da vacina para febre amarela nas unidades de saúde. Os contatos da reportagem foram feitos pela manhã e à tarde.

Nas demais cidades, as prefeituras informaram que a corrida da população esgotou os estoques. Mesmo em Diadema, as doses acabaram antes do final do dia.

Ontem, nenhuma nova suspeita da doença na região foi informada pelos setores de saúde municipais. E uma das suspeitas registradas nos dias anteriores foi descartada. Uma moradora de Santo André que estava internada no Hospital Itacolomy, em São Bernardo, viajou recentemente para Minas Gerais e chegou a receber pré-diagnóstico de febre amarela.

No entanto, está com pneumonia. Agora, a região tem cinco casos suspeitos e um confirmado.

As cidades esperam que a Secretaria de Estado da Saúde envie novas doses da vacina o quanto antes. Até anteontem, as remessas estavam sendo diárias ou feitas a cada dois dias. A Saúde Estadual da Saúde informou ontem que, até o dia 18, distribuiu 36 mil doses (15 mil só no dia 15) para as sete cidades da região. A Secretaria disse ainda que aguarda a resposta de um pedido de 600 mil doses para todo o Estado e que atualmente possui 20 mil doses em estoque.

O Ministério da Saúde informou ontem que não há previsão para a entrega desse pedido. A prioridade são os Estados onde o vírus da febre amarela estaria circulando – e ainda não há indícios de que isso está ocorrendo em São Paulo. Mesmo assim, segundo a assessoria de imprensa do Ministério, 50 mil doses da vacina foram enviadas para São Paulo ontem.

Agora, as unidades de saúde do Grande ABC orientam as pessoas que vão viajar a procurar por vacinas nos aeroportos ou nos terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda, na Capital.

NACIONAL

Mais uma morte por febre amarela silvestre foi confirmada ontem no País, elevando para 10 o número de óbitos neste ano. Leandro Gonçalves da Cruz, que morreu na última segunda-feira em Uberlândia (MG), teria se infectado na zona rural de Goiás, em Caldas Novas, onde esteve a trabalho.

Ao retornar para Araguari (MG), onde morava, apresentou os sintomas da doença. Um laudo com o exame sorológico ficou pronto ontem, confirmando a causa da morte.

PRISÃO

A Polícia de Goiás prendeu em flagrante a técnica de enfermagem Avanilda Nunes da Silva, 31 anos, sob acusação de furto de vacinas contra a febre amarela. A prisão, feita pelo GAS (Grupo Anti-Seqüestro), ocorreu no momento em que Avanilda, que trabalhava em um posto de saúde, e o marido, Itair Nogueira da Silva, 36 anos, entregavam as vacinas, vendidas por R$ 10 cada dose, para uma empresa de Goiânia.

De acordo com a polícia, cerca de 100 vacinas foram furtadas do posto de saúde onde Avanilda trabalhava.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;