Setecidades Titulo
Horário de verão chega ao fim com pouca economia de energia
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
16/02/2008 | 07:12
Compartilhar notícia


O horário de verão, iniciado em 14 de outubro do ano passado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País, chegará ao fim. A partir das 0h de amanhã, os relógios deverão ser atrasados em uma hora.

Com o propósito de diminuir o consumo de energia nesse período, o Ministério de Minas e Energia, por meio do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) registrou uma economia de 5,5%, correspondente a cerca de 2.000 megawatts nos horários de pico, que vão das 19h às 22h, variando de região para região.

A economia podia ter sido maior se tivesse chovido mais, segundo o presidente da ONS, Hermes Chipp. O Brasil deixou de economizar 75% dos R$ 40 milhões previstos para este ano, devido à falta de chuvas.

 

TRANSPORTE

Com o fim do horário de verão na noite de hoje, o sistema de Metrô, trens da CPTM e ônibus intermunicipais funcionarão por mais uma hora.

O sistema compreende as linhas 1 (Azul), 2 (Verde), 3 (Vermelha) do Metrô e as seis linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) A (Luz-Francisco Morato), B (Júlio Prestes- Itapevi), C (Osasco- Autódromo) e D (Luz - Rio Grande da Serra) que passa pelas cidades do Grande ABC.

O horário de verão foi instituído pela primeira vez em 1931. A partir de 1985 foi adotado ininterruptamente, sendo esta a 31ª vez que vigora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;