Cultura & Lazer Titulo Cinema
Outro olhar sobre a vida na caserna
Por
19/09/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


Em Brigada Pára-Quedista, Evaldo Mocarzel enfrenta uma parada que pouca gente no métier cinematográfico tem se mostrado disposta a encarar - retratar, por dentro, a instituição militar. Tarefa difícil. As Forças Armadas são instituições fechadas, distinguem com clareza o público ‘interno' do ‘externo'. Além disso, há o tabu representado pela lembrança da ainda recente ditadura militar brasileira.

Dessa maneira, a questão da ‘imagem da corporação' é delicada e recorrente, como sabem os próprios militares. Nesse sentido, é sintomática a palavra de um dos oficiais entrevistados, quando diz que as pessoas vêm à caserna colher imagens e depois a corporação sai desacreditada. A uma possível pergunta do entrevistador sobre o regime militar de 1964-1985, o mesmo oficial responde que são águas passadas; ninguém mais se lembra daquilo e muitos dos que estavam agora naquele quartel sequer eram nascidos na época.

O que há de mais interessante no filme é a maneira como procura entender o cotidiano dos aspirantes. A rotina, a dureza das provas, os desafios a quem se propõe ser um pára-quedista numa corporação formada por voluntários, são momentos fortes do longa: a alvorada, a ordem do dia, a ginástica, o treinamento, a preparação para o primeiro salto.

O filme se torna interessante quando ouve esses recrutas e, em meio a uma ou outra bravata, recolhe, nas entrelinhas, a constatação de que o serviço militar pode ser uma via de ascensão em país tão desigual como o Brasil, o que nem sempre o antimilitarismo fundamentalista consegue ver.

Mas o que tem de agudo nesses momentos, perde em outros. Por exemplo, para o espectador comum, fica sem sentido o tempo dispensado a explicações minuciosas sobre o material de filmagem durante os saltos.

Empatia - É interessante saber que duas mulheres já conseguiram se formar no curso de pára-quedistas, desafiando o machismo dominante na área. Mas o que parecia ser uma boa idéia não obtém o rendimento esperado: o diretor passa filmes de guerra para os soldados e lhes pede comentários.

Assim, assistem a clássicos como A Grande Ilusão, de Jean Renoir, e Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola, entre outros. Seria uma maneira de checar a auto-imagem dos entrevistados, quando ‘se vêem' na tela em peças de ficção, mas os comentários que surgem não parecem dos mais estimulantes.

Ainda assim, Brigada Pára-Quedista tem muitos pontos positivos. Desvela um pedaço da intimidade da caserna, o que não é simples de fazer. Ao mesmo tempo, o excesso de respeito com que o faz talvez seja o limite mais evidente do projeto. Ok, simpatia pelos personagens pode ser um estímulo para o documentarista. Mas o excesso de empatia talvez o impeça de ir além de certo limite. Nesse sentido, o último plano do filme, belo plano aliás, de um soldado armado, na contraluz, filmado de costas, como a nos proteger de alguma ameaça ou invasor, parece mais do que significativo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;