Política Titulo Eleições
Adversários debatem atrás das câmeras
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
16/09/2008 | 07:57
Compartilhar notícia


Se durante o debate promovido segunda-feira pelo Diário os favoritos a chegar ao segundo turno na eleição de Diadema, José Augusto da Silva Ramos (PSDB) e Mário Reali (PT), não protagonizaram o confronto de idéias, nos bastidores a história foi diferente. Tucano e petista conversaram constantemente nos intervalos dos blocos e nos momentos em que a palavra estava com Ricardo Yoshio (PMN) e Vladimir Trombini, o Vladão (PCB).

Mais disposto a comentários atrás das câmeras, José Augusto iniciava os diálogos com Reali, que nem sempre retribuia com observações prolongadas. Numa dessas situações, o tucano disparou: "Está mais calmo?", perguntou, após uma resposta efusiva do petista, o qual retornou apenas com um balançar de cabeça positivo.

Os comentários de José Augusto também tiveram como endereço o prefeito José de Filippi Júnior (PT), que na platéia retrucou um sorriso debochado do tucano. "Ele disse que quer trazer o Metrô até Diadema em quatro anos. Temos carência e acredito que um dia teremos. Mas acho difícil nesse período, já que o projeto de uma linha nova do Metrô demora dois anos depois de aprovada. É precipitado dizer alguma coisa em quatro anos. Foram naturais os sorrisos meu e dele", explicou o chefe do Executivo, que preferiu não orientar o candidato governista Mário Reali nos intervalos. "Não foi necessário."

O clima amistoso entre os prefeituráveis foi mantido desde a chegada ao evento. Todos se cumprimentaram respeitosamente, deixando de lado o ambiente hostil apresentado no fim de semana, quando militantes petistas teriam agredido a filha de Manoel José da Silva, o Adelson (PSB), vice na chapa de José Augusto.

Prevaleceram as propostas, como defenderam os candidatos antes de entrarem no estúdio. "Sempre pedimos a oportunidade de apresentar as idéias e o debate proporciona isso", considerou o comunista Vladão, primeiro a chegar ao encontro.

Pouco antes de fazer o sinal da cruz e iniciar o debate, Mário Reali, com o plano de governo nas mãos, ressaltou que a própria campanha nas ruas o preparou para o confronto de idéias. "O importante é expressar nossos projetos."

José Augusto, que ganhou um beijo da mulher pouco antes da transmissão ao vivo pela internet, disse que "a iniciativa é um momento oportuno para ajudar a divulgar as ações".

Também adepto das propostas, o pleiteante do PMN, Ricardo Yoshio, estudou o conjunto de projetos e ressaltou que sua intenção foi "atender os anseios da população".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;