Política Titulo São Bernardo
Militâncias concentram esforços no Riacho Grande

Rivais em S.Bernardo, Orlando Morando (PSDB), Alex Manente (PPS) e Luiz Marinho (PT) disputam eleitores

Rita Donato
Do Diário do Grande ABC
25/08/2008 | 07:29
Compartilhar notícia


Principais rivais na disputa ao Paço de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), Alex Manente (PPS) e Luiz Marinho (PT) disputam em pé de igualdade os 21.150 eleitores do Riacho Grande. Desde o primeiro dia da campanha eleitoral, militâncias das três legendas repetem a mesma cena aos finais de semana: colorem a região central com bandeiras e carros de som para panfletar as propostas dos candidatos. Todos propõem a transformação do subdistrito - que abriga 15 bairros e 60 mil moradores - em pólo turístico.

A luta pela paternidade do melhor projeto fez o petista pedir reforço ao ministro da Pesca, Altemir Gregolin. No último dia 14, ele se comprometeu a ajudar Marinho com o plano de governo, vislumbrando a possibilidade de liberar recursos para revitalizar o reservatório e repovoar a Represa Billings de peixes.

No entanto, durante a caminhada de domingo, no Núcleo Santa Cruz, lado oposto da balsa, o prefeiturável não priorizou o debate, preferiu forçar o discurso para desqualificar o atual governo. "Há muito sofrimento aqui, precisam de um posto de atendimento médico 24 horas, mas segundo o (prefeito William) Dib, o custo benefício não compensa. Enquanto isso, pessoas morrem."

Aproveitando as críticas de eleitores descrentes na política, o sindicalista afirmou ser capaz de resolver os problemas de Saúde, segurança e saneamento básico. "Implantaremos uma miniestação para coletar e tratar o esgoto que corre a céu aberto e é jogado diretamente na Billings, colocaremos asfalto e vamos melhorar o Transporte e os serviços da balsa", sustentou. 

Embora não tenham comparecido ao local, o tucano e o popular-socialista - que reservaram o dia para reuniões comunitárias - argumentaram ser um processo natural a concentração da base no Riacho aos sábados e domingos devido à quantidade de freqüentadores. "Temos a tradicional Feira do Verde e as pessoas acabam visitando a região. Mesmo enfraquecido, é o bairro com maior movimentação aos domingos, por esse motivo direcionamos a militância", argumentou Alex, que defende um hospital de emergência no lugar do precário posto de atendimento.

Acostumado a realizar campanha com poucos cabos eleitorais, Morando afirmou estar criando uma "onda azul" na cidade e disse não se incomodar em disputar a confiança dos moradores. "Temos cerca de 400 candidatos a vereador, normal eles demarcarem os espaços. Uso de discrição e não faço corpo a corpo com os pleiteantes, mas a militância é muito importante porque contagia de forma positiva os eleitores."

Segundo o tucano - que completou 34 anos domingo - o trabalho dos militantes já começou a gerar resultado. "Percebo a sinergia durante os comícios. Estou surpreso com público, a cada dia mais cidadãos se interessam em participar da campanha", assegurou. Morando encerrou a agenda com comício na Praça dos Trabalhadores, Jardim Silvina, e reforçou a proposta de canalização do córrego do bairro, construção de um hospital estadual e implementação do projeto Cara Nova.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;