Política Titulo Cortesia
Criticado na campanha, Leonel visita Donisete

Ex-prefeito de Mauá deixa questão partidária de lado

Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
21/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Maior alvo de crítica da campanha eleitoral que encaminhou Donisete Braga (PT) ao comando da Prefeitura de Mauá, o ex-prefeito Leonel Damo (PMDB) deixou as diferenças partidárias de lado e ontem fez visita de cortesia ao petista, no Paço, desejando-lhe sucesso na gestão. A iniciativa do encontro partiu do próprio peemedebista, que esteve acompanhado do filho, Edson Damo.

Em baixa para a população após última passagem frente ao Executivo (2005 a 2008), Leonel foi visado pela campanha de Donisete na eleição municipal, como forma de atingir a filha e principal adversária na corrida ao Paço, a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB). Nos debates, o petista sempre buscou comparar o governo do peemedebista com o do então prefeito Oswaldo Dias (PT).

Apesar disso, o ex-prefeito se mostra sem mágoa por ser tão visado pela campanha do petista e minimiza os episódios ao dizer que "ninguém chuta cachorro morto". Leonel enfatiza a amizade pelo prefeito e também por Oswaldo, seu principal rival político no território mauaense. Os dois polarizaram disputas eleitorais pelo comando do Executivo em 1996 e 2000, com duas vitórias do petista.

"Apenas fui conversar com Donisete para desejar sucesso na administração. Sou de Mauá e torço para ele fazer um grande governo. Sempre tive amizade, desde quando ele morava no Parque das Américas. Não misturo política, que é algo passageiro, com amizade", disse.

Virando a página do clima eleitoral, Donisete afirma nutrir o mesmo sentimento de amizade por Leonel e lembra que o ex-prefeito ligou no dia seguinte, após ratificada a vitória sobre Vanessa, para lhe parabenizar. "Sempre falo com Leonel Damo. Achei que ele foi republicano ao expressar a torcida pelo nosso governo. Grandes políticos, mesmo com divergências partidárias, sempre colocam o bem público no primeiro momento", analisou.

Durante a eleição, Vanessa Damo acusou o adversário de campanha difamatória por usar seu pai como alvo e disse que o pleito deixou cicatrizes abertas.

Justamente a relação com o ex-prefeito é um dos argumentos apresentados por Donisete para que Vanessa tenha maior aproximação com a administração petista na interlocução com o governo estadual. O petista lembra que no período no qual foi deputado estadual não deixou de encaminhar emendas para a cidade enquanto o peemedebista, então no PV, Damo administrava Mauá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;