Automóveis Titulo Comparativo
Diferentes? Nem tanto...

Equilíbrio da faixa de preços pauta comparativo entre os novos modelos premium Ford Fusion e Mercedes-Benz B 200 Turbo

Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
20/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Fato: Mercedes-Benz B 200 Turbo e Ford Fusion são diferentes. Ué! Está na cara! Um é monovolume e o outro, sedã. No entanto, se analisarmos bem, estes dois modelos premium apresentam mais semelhanças do que podemos imaginar. Ambos, por exemplo, utilizam motor turbo, são espaçosos, requintados, trazem bastante tecnologia, muitos itens de série, foram completamente renovados e - o que justifica este comparativo - ocupam mesma faixa de preço. O Ford custa R$ 112.990 e o Mercedes, R$ 115,9 mil.

Apesar de grandalhões, Fusion e B 200 apostam em modernos motores de quatro cilindros sobrealimentados - nada de seis ou oito canecos em ‘V'. O sedã traz o novo e elogiado 2.0 EcoBoost turbo de 240 cv e torque de 34,7 mkgf disponível entre 1.750 e 4.000 rpm. O monovolume, por sua vez, abriga sob o capô um 1.6 turbo de 156 cv e torque de 25,4 mkgf entre 1.250 e 4.000 giros.

O Ford é mais vigoroso nas acelerações e retomadas, porém, pelo fato de ter medidas mais enxutas, ser 264 quilos mais leve e oferecer torque máximo a rotações menores, o Mercedes surpreende positivamente pela boa agilidade.

Focados no conforto, Fusion e B utilizam câmbios automáticos de mudanças suaves e rápidas, e com opção de trocas manuais por meio das borboletas atrás do volante. A única diferença - e que não causa nenhuma discrepância entre os modelos - é que no Mercedes a caixa é de sete marchas, enquanto no Ford é de seis.

No quesito manobrabilidade, os oponentes são divertidos. Com ajuste firme da suspensão e muita eletrônica instalada - controles de estabilidade e de tração, freios com ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), entre outros recursos -, eles parecem rodar sobre trilhos, especialmente nas entradas e saídas de curvas - o Ford, em especial, tem tração integral (nas quatro rodas). Nada de inclinações incômodas da cabine, muito comum em sedãs grandes e monovolumes.

Tecnologia também foi um ponto levado a sério pelas fabricantes, mas o Fusion resolveu ir um pouco além. O modelo traz a mais teto solar, sistemas de estacionamento (semi) automático, monitoramento de pontos cegos e auxiliar de manutenção na faixa - o Mercedes oferece assistente de estacionamento, mas somente na versão Sport, que custa R$ 129,9 mil. O Ford se destaca ainda pelo Sync Media System com MyFord Touch (tela de 4,2 polegadas) e sistema de navegação. Em comum, os dois trazem ar-condicionado, controlador e limitador de velocidade, air bags (total de sete no B e oito no Fusion), entre outros mimos.

Espaço interno é um dos pontos altos dos dois veículos. O Fusion tem 15 cm a mais de entre-eixos, mas o B é superior em altura e largura, além de ter porta-malas maior. Requinte marca o acabamento de ambos - peças com materiais agradáveis ao toque.

VEREDICTO

Os novos Ford Fusion e Mercedes-Benz Classe B evoluíram em relação às gerações anteriores. Neste comparativo pautado pelo equilíbrio de preços, o sedã de sangue norte-americano leva a melhor sobre o monovolume de DNA alemão por oferecer desempenho superior, agregar mais tecnologia de ponta e custar pouco menos. Nos quesitos espaço interno e acabamento, a igualdade se fez presente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;