Esportes Titulo Série B
Duelo marca 27º encontro entre as equipes
Dérek Bittencourt
Especial para o Diário
12/07/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


A partida deste sábado entre Santo André e Corinthians será a 27ª da história do confronto. O Timão é 57 anos mais velho do que o time do Grande ABC e essa é uma das razões para o baixo número de partidas. Esta vez será, porém, a primeira válida por uma divisão que não a primeira (a Série B do Brasileiro). Nas outras 26 vezes em que se encontraram, disputavam competições de elite (Paulistão ou Brasileirão).

Outro motivo para não se encontrarem é o grande período que o Ramalhão ficou longe da Primeira Divisão do Paulista (como entre 1995 e 2002, ou neste ano). Agora, com o rebaixamento do Corinthians para a Série B no ano passado, voltam a se encontrar.

Na história desse jogo quem tem ampla vantagem é o time da capital, que venceu 14 vezes, contra apenas quatro vitórias do Santo André. Em outras oito oportunidades o resultado terminou empatado, como no último duelo entre ambos, pelo Paulistão do ano passado, no dia 11 de abril, no estádio Bruno Daniel, e o placar de 1 a 1 - gols do zagueiro Marinho para o Timão e do volante Makelele para a equipe do Grande ABC.

Já a última vitória do time da região sobre o Alvinegro foi há quase duas décadas: no dia 22 de abril de 1989, no Brunão, pelo Campeonato Paulista: resultado de 1 a 0. De lá para cá foram dez jogos, com oito vitórias corintianas e dois empates.

Na casa do Santo André, aliás, o Timão só perdeu uma vez. Nas outras nove oportunidades foram quatro vitórias e cinco empates. O histórico ainda soma 39 gols feitos pelo Corinthians e 21 pelo Santo André.

Um jogo recente na memória dos torcedores andreenses, mas que não entra nesta estatística, foi realizado neste ano, na segunda fase da Copa São Paulo de Juniores entre as duas equipes, em São José do Rio Preto. No primeiro tempo o Santo André abriu 2 a 0, mas na segunda etapa o Ramalhão desperdiçou um pênalti e viu o Timão virar e mandar o Ramalhinho de volta para casa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;