As propostas de política agrícola do governo vão entrar na nova estratégia de crescimento econômico que deve ser lançada em junho. Essas propostas poderão dar cobertura política ao Japão e deixar o país pronto para juntar-se às negociações sobre a parceria Trans-Pacífico, um acordo de livre comércio que os críticos dizem que vai dizimar a agricultura doméstica.
O ministro da Agricultura, Yoshimasa Hayashi, delineou um plano de três pontos, com aumento das exportações agrícolas, reforço da colaboração entre comércio, agricultura e indústria e uma melhor utilização das terras disponíveis. Ele anunciou a meta de dobrar as exportações anuais de agricultura, floresta e pesca para 1 trilhão de ienes até 2020. Disse ainda que um recém-criado fundo público-privado desempenhará um papel importante para isso.
Cerca de 10% das terras agrícolas japonesas têm caído em desuso. O governo vai tentar reverter essa tendência, com um programa que permite o aluguel de campos produtores de pessoas mais velhas que se aposentam da agricultura. Ao mesmo tempo, vai diminuir os obstáculos processuais. As informações são da Dow Jones.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.