A cidade terá novo projeto pedagógico em 2014; o objetivo é
subir da posição 340 para a de número 40 no ranking nacional
Apesar de sempre se destacar entre as sete cidades da região, a principal meta da Secretaria de Educação de São Caetano, assumida em 1º de janeiro por Daniel Contro, é melhorar os indicadores de qualidade. No prazo mínimo de dois anos, o objetivo é subir da posição 340 no ranking nacional do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para a de número 40, pelo menos.
Considerados ruins pelo secretário de Educação, os índices obtidos pelo município no Ideb em 2011 foram 6,4 para alunos do 5º ano e 5,2 entre estudantes do 9º ano. As notas estão mais de dois pontos longe da obtida pela cidade mais bem colocada do primeiro ciclo do Ensino Fundamental (8,6) e um ponto e meio atrás do indicador apresentado pelo melhor município quando avaliadas notas do 9º ano (6,8).
Para alcançar melhor desempenho, foram traçadas estratégias que envolvem criação de outro projeto pedagógico, maior cooperação por parte dos professores no processo educacional, programa de cargos e salários para profissionais da Educação, formação de educadores e gestores, participação da família na comunidade escolar e criação de avaliação municipal da rede duas vezes ao ano.
"Melhorar os indicadores é nossa meta principal. Os resultados de São Caetano são muito ruins se comparados ao potencial da cidade que tem o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do País e uma das dez melhores verbas per capita por aluno", destaca Contro.
Entre os grandes desafios, o secretário indica a gestão de projeto pedagógico que será criado ao longo deste ano para ser implantado em 2014 na rede, que tem atualmente 22 mil alunos. Apesar de não ser possível mexer ainda no projeto pedagógico, a carga horária das disciplinas tidas como essenciais - Português e Matemática - já foi ampliada. "Vamos reforçar essas que são áreas centrais do desenvolvimento cognitivo da criança", diz o secretário.
ALIMENTAÇÃO
O cardápio das unidades de ensino está entre as mudanças previstas. "As crianças comiam salsicha de duas a três vezes por semana. Isso é uma estupidez", considera Contro. A alteração inclui frutas, verduras e legumes na alimentação, além da retirada de açúcar e gorduras.
ESTRUTURA
Do ponto de vista físico, a rede municipal de São Caetano é considerada boa pelo secretário, apesar de ter problemas de manutenção. Além de piso e carteiras quebradas, as escolas apresentavam goteiras e até mesmo esgoto entupido. "Os reparos emergenciais foram feitos em janeiro, antes do início das aulas, mas intervenções maiores, se necessárias, só serão realizadas nas férias", afirma Contro.
PLANEJAMENTO
Com vistas aos novos empreendimentos residenciais que estão sendo construídos no município, o secretário prevê a chegada de cerca de 25 mil famílias na cidade nos próximos cinco anos. Com isso, já há preocupação com a construção de unidades de ensino. "Precisamos pensar em mais espaços porque essas pessoas vão demandar escola pública também."
Prefeitura aposta em parcerias gratuitas
Para dar suporte aos profissionais da Educação e alunos matriculados, a Prefeitura de São Caetano aposta na construção de parcerias com entidades públicas e privadas. Exemplo é acordo firmado com o Instituto Central de Neurociências da USP (Universidade de São Paulo) para apoiar a aprendizagem infantil.
Segundo o diretor de Programas e Políticas Públicas de São Caetano, André Duarte Stábile, a filosofia da atual gestão educacional é que nenhuma criança seja deixada para trás. Para isso, professores e gestores serão treinados para identificar estudantes com dificuldade de aprendizagem. Os pequenos serão encaminhados para os serviços oferecidos na USP, onde farão acompanhamento.
A aliança não prevê gastos da Pasta, tendo em vista uso de recursos disponibilizados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para o projeto.
Outra parceria será com a Fundação Leman. A entidade oferece curso de formação de professores para garantia do aprendizado da Matemática para estudantes dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, além de um computador por aluno a custo zero.
Está prevista ainda a formação de grupo de gestão para o sucesso escolar. Nesse caso, a formação é destinada a diretores e coordenadores pedagógicos. "A ideia é garantir que tenhamos pessoas comprometidas na direção das escolas", destaca Stábile.
CULTURA DE PAZ
Aliança com cerca de 15 instituições permitirá ainda a adesão do município no programa Cultura de Paz da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Na prática, encontros com estudantes e capacitação de professores e pais têm como objetivo estabelecer programas comunitários voltados ao Meio Ambiente, Saúde, Cultura e lazer. "Será feita uma readequação da escala de valores. Todos entendem a necessidade do respeito e o impacto das ofensas e traumas nas crianças que, desestruturadas emocionalmente, têm chance menor de aprender", diz Stábile.
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