Economia Titulo Deflação
Eletrodomésticos têm queda de preços em 2008
20/06/2008 | 07:15
Compartilhar notícia


No momento em que a demanda aquecida estimula reajustes de preços, os eletrodomésticos seguem em caminho contrário e, ao mesmo tempo em que mostram ótimo desempenho nas vendas, registram deflação no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a taxa oficial de acompanhamento inflacionário.

Os resultados acumulados no IPCA de janeiro a maio de 2008 mostram queda de 0,39% nos preços de eletrodomésticos. A redução em artigos de TV, som e informática é ainda mais significativa: 5,07%.

"Os eletrodomésticos estão ajudando a conter a inflação", destacou a coordenadora de índices de preços do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Eulina Nunes dos Santos. Esses produtos são parte do grupo de artigos de residência, com peso de 5,48% (similar ao dos grupos de vestuário e comunicação) no IPCA.

O grupo de produtos registrou a menor alta (0,16%) entre os nove grandes grupos pesquisados, com contribuição praticamente nula (0,01 ponto porcentual) para a inflação de 2,88% apurada no acumulado dos cinco primeiros meses deste ano.

No IPCA acumulado de 5,58% em 12 meses até maio, o grupo artigos e residência registrou variação negativa de 1,42%, com contribuição também negativa (-0,07 ponto porcentual) na inflação no período. Ou seja, não fossem os eletrodomésticos, o IPCA acumulado em 12 meses já teria atingido 5,65%.

Eulina lembrou que o câmbio está contribuindo para a queda dos preços dos eletrodomésticos, seja nas matérias-primas para produção doméstica ou no aumento das importações, que aumentam a concorrência interna e ajudam a evitar os reajustes.

Se dependesse da demanda, os preços desses produtos já teriam disparado. Segundo os últimos dados do comércio varejista divulgados pelo IBGE, as vendas de móveis e eletrodomésticos aumentaram 27,8% em abril e ultrapassaram o segmento de hiper e supermercados - de maior peso na pesquisa de comércio - como principal influência positiva para o crescimento das vendas do setor (8,7% ante maio do ano passado).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;