Economia Titulo Tinta
Segmento de tintas acelera expansão

Nos 4 primeiros meses do ano, vendas registraram crescimento de cerca de 10%

Verônica Lima
Do Diário do Grande ABC
14/06/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


Beneficiada pelo impulso da produção de veículos e do aquecimento da construção civil, a industria nacional de tintas apurou nos quatro primeiros meses de 2008 crescimento de cerca de 10% nas vendas, em comparação com igual quadrimestre do ano anterior.

Os dados coletados de janeiro a maio pela Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) apontam que, em razão do ótimo desempenho do setor de tintas, as previsões de expansão de 7% para o ano, anunciadas no final de 2007, estão se confirmando, podendo até mesmo ser superadas.

CONSTRUÇÃO CIVIL
Para o presidente do Conselho Diretivo da Abrafati, Fernando Val Peres, são diversos os fatores positivos que justificam essa expectativa, a começar pela maior oferta de crédito, o alongamento dos prazos de pagamento e o aumento da renda, que contribuem para estimular a construção de imóveis e as reformas.

"Tudo isso continuará a repercutir na venda de tintas imobiliárias no País", garantiu Peres.

AUTOMOBILÍSTICA
Outro destaque são os sucessivos recordes de produção e vendas da indústria automotiva, que garantem mais mercado para as tintas veículares originais. Em 2008, o aumento das vendas de veículos no mercado interno é o motor que impulsiona esse crescimento, já que as exportações apresentam um ligeiro declínio.

Depois de uma expansão de 14% em 2007, as vendas de tintas automotivas originais devem manter-se em ritmo forte, com índice de crescimento superior a 10%.

"As tintas de repintura automotiva, tintas para autopeças e plásticos também se beneficiam desse momento positivo da indústria automobilística", explicou Peres.

O empresário comentou ainda que as tintas industriais e de manutenção também vêm obtendo um desempenho expressivo nos últimos dois anos no Brasil.

Novos projetos do governo deverão incrementar o setor

Programas anunciados pelo governo entre 2007 e 2008 tendem a fortalecer ainda mais o mercado de tintas brasileiro nos próximos anos.

Os projetos ligados ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o próprio crescimento da economia brasileira impulsionam as vendas de tintas para outros segmentos, como por exemplo, os ligados à infra-estrutura e energia, para demarcação e manutenção, para indústrias como a naval.

"Como muitos dos grandes projetos em desenvolvimento são de longo prazo, contamos com a manutenção de um crescimento nas vendas dessas tintas neste e nos próximos anos", relatou Fernando Peres, presidente do Conselho Diretivo da Abrafati.

Segundo ele, um exemplo recente de como estão se abrindo excelentes perspectivas estimulada pela área naval, é o Programa de Modernização e Expansão da Frota e de Embarcações de Apoio da Petrobras - lançado pelo presidente Lula em 26 de maio.

A previsão é de encomenda de 146 novas embarcações de apoio às atividades de exploração e produção marítima de petróleo, que se soma à intenção de construir navios-sonda, plataformas de perfuração semi-submersíveis e navios de grande porte.

"Pela primeira vez em muitos anos as vendas de tintas estão mantendo um ritmo sustentado de crescimento, acima do PIB. Prevemos que a demanda continuará firme e teremos bons resultados por vários anos seguidos", conclui.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;