Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 20 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

'Saresp municipal' é negado por três prefeituras da região


Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC

17/06/2008 | 07:10


Pelo menos metade dos municípios da região não deve aderir ao Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). A possibilidade foi oferecida pela Secretaria da Educação que, pela primeira vez, propôs a prova a alunos das redes municipais de ensino.

Das seis prefeituras envolvidas - Rio Grande da Serra só tem pré-escola -, Santo André, Diadema e Ribeirão Pires já negaram interesse na proposta. São Bernardo e São Caetano afirmaram que vão analisar, e Mauá foi a única a dizer sim.

A intenção do governo era contar com a participação dos 645 municípios paulistas durante o exame marcado, na rede estadual, para novembro, quando cerca de 2 milhões de estudantes de 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio passarão por testes de português, matemática e ciências. O objetivo é usar os resultados para traçar metas de qualidade às escolas.

A elaboração do sistema de avaliação continua sendo responsabilidade do Estado - apesar das possíveis diferenças de conteúdo entre os sistemas -, mas os municípios que aderirem terão de arcar com os custos operacionais de aplicação dos questionários.

Para Mauá, que aceitou o ‘convite', os gastos serão pequenos, já que a cidade conta apenas com uma escola de ensino fundamental. Segundo a secretária de Educação e Cultura, Angela Donatiello Lopes, a melhoria da qualidade de ensino exige a utilização de estratégias, instrumentos e ferramentas para diagnósticos e propostas de soluções. "Além de essencial, é um indicador sempre importante para que possamos estabelecer estratégias adequadas, traçando novos rumos e abordagens", diz.

Na contramão, as prefeituras de Santo André e Diadema apresentam o mesmo motivo para não demonstrarem interesse no Saresp.
Ambas já aplicam os exames nacionais recomendados pelo Ministério da Educação, como a Prova Brasil, que avalia o rendimento escolar e as habilidades dos alunos nas mesmas disciplinas.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;