Esportes Titulo Acesso
Diário foi o primeiro a noticiar o nascimento do São Bernardo FC
Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
02/06/2008 | 07:24
Compartilhar notícia


A maior sensação do futebol do Grande ABC nos últimos tempos teve seu surgimento anunciado pelo Diário no dia 9 de janeiro de 2005. A página 3 do caderno de Esportes foi inteiramente dedicada a noticiar o nascimento do mais novo clube de futebol da região.

Com o título Tigre do São Bernardo FC chega para pôr fogo no futebol da cidade, era dada a notícia da criação do São Bernardo Futebol Clube Ltda.

Além de revelar os planos do novo time - que prometia chegar à divisão de elite do futebol paulista em quatro anos -, a página, reproduzida ao lado, trazia uma ilustração com as artes das camisas e o símbolo do novo clube.

Ainda retratava as reações dos dirigentes do Esporte Clube São Bernardo e do PSB São Bernardo, antigo Palestra, e que dias antes havia mudado de nome, hino, cores e mascote.

O São Bernardo foi apresentado por seu então presidente, Edinho Montemor, como "uma agremiação que está surgindo dos clubes de futebol amador, que já tem comissão técnica montada e que pretende ser o time da cidade. Uma equipe que pertence a São Bernardo e não a uma pessoa ou clã."

O elenco do São Bernardo começava a ser montado sob o comando do técnico Souza, ex-lateral do Bragantino, para disputar o Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Cinco dias depois da publicação, o time reunia-se pela primeira vez para iniciar os treinamentos.

Repercussão - A reportagem destacava ainda a opinião dos presidentes dos até então dois únicos times profissionais da cidade sobre a chegada da nova equipe.

Fábio Cassetari, do PSB São Bernardo demonstrou indiferença. "Não tenho nada a dizer sobre isso. Não conheço o projeto", declarou.

Já Felipe Cheidde, do Esporte Clube São Bernardo - que na época estava há três anos afastado das competições oficiais da Federação Paulista de Futebol por problemas financeiros -, desejou sorte ao novo time. "Eles estão fazendo um ótimo trabalho e, desta vez, contam com o apoio da Prefeitura, coisa que eu não tive em 47 anos de trabalho", afirmou.

Raízes - Nesta primeira reportagem sobre o Tigrão, Montemor revelou ainda a idéia de usar o futebol de várzea da cidade como principal fornecedor de talentos para o clube. "Nossa idéia é fazer com que os clubes que cederem atletas para o São Bernardo possam ter uma porcentagem no caso de uma futura venda deste jogador", declarou o dirigente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;