Setecidades Titulo DGABC nos Bairros
Casa Encantada incrementa ação social
André Vieira
Especial para o Diário
29/05/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


A Casa Encantada Gildete Souza Marques, da Prefeitura de Rio Grande da Serra, levará um pouco do trabalho socioeducativo que realiza com as crianças do município para o Diário do Grande ABC nos Bairros, que será realizado neste sábado, a partir das 9h, na Emei Professora Rachel Silveira Monteiro, no Centro da cidade.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Aida Teixeira, a idéia de construir a unidade surgiu pela necessidade de ocupar um imóvel que pertence à Pasta, mas estava "quase abandonado por falta de uso e manutenção".

"No bairro (Jardim Encantado) não há demanda para educação infantil. Por isso, resolvemos oferecer um serviço que funciona como complemento das atividades curriculares", disse Aida sobre a casa inaugurada em dezembro de 2005.

Quando estão na Casa Encantada, as crianças realizam exercícios físicos, aprendem a confeccionar objetos a partir de materiais recicláveis e participam de diversas atividades recreativas.

Durante o evento deste sábado, as funcionárias da unidade ensinarão a trabalhar com argila. "Fazemos os objetos com a intenção de que as crianças os levem para casa e que eles tenham alguma função. Não sejam meramente decorativos", disse Erika Christians, professora de artes da instituição.

Para a diretora da Casa Encantada, Luzia Natal da Silva Reis, não só a garotada aproveitará a ação social do sábado para se divertir. "Alguns adultos não resistem. O objetivo é trabalhar com as crianças. Mas, se eles quiserem, podem participar".

Organizada em parceria com a Prefeitura e com os patrocínios da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo) e do Shopping Metrópole, a ação social desenvolvida pelo Diário promove gratuitamente atividades de lazer, saúde e cidadania. No ano passado, mais de 100 mil pessoas participaram das atividades em todo o Grande ABC.
(Supervisão de Heloísa Cestari)

Corte de cabelo é um dos serviços mais procurados

Veterano da ação social promovida pelo Diário, o presidente da Associação dos Cabeleireiros do ABC, Benedito Xavier Pereira, 55 anos, levará para Rio Grande um time de alunos e profissionais, com pente e tesoura em mãos, prontos para retocar o visual de quem visitar o projeto neste fim de semana.

O corte de cabelo é um dos serviços mais procurados do evento. E se depender da entidade, que promove cursos de cabeleireiro durante todo o ano, a fama será mantida. "Tenho uma lista com 20 voluntários. Ninguém vai embora do Diário do Grande ABC nos Bairros cabeludo", garantiu Pereira, que trabalha no ramo há mais de três décadas.

De acordo com o presidente, que já realizou cursos e visitou feiras especializadas na Europa e nos Estados Unidos, "os profissionais que forem à ação precisam estar preparados. A molecada exige muito. Eles querem sempre novidades", observou.

Segundo Pereira, o evento de sábado é uma ótima oportunidade para profissionais e comunidade. "A maior parte dos voluntários já concluiu o curso. Eles aproveitam para fazer um bem para os outros e praticar um pouco", afirmou.

À frente da associação desde a fundação, há 19 anos, Pereira faz piada sobre seu duradouro mandato. "Enquanto não organizarem um impeachment, fico por aqui", disse o presidente, que, além de trabalhar, costuma se divertir no evento.

DIVERSIDADE
Além de poder cortar o cabelo gratuitamente, quem participar da ação na Emei Central poderá também aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia e emitir carteiras de identidade e profissional, entre outros serviços.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;