Economia Titulo .
PPD frustra previsões para 2009
14/05/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


Há exatos dois meses, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, fez uma apresentação na Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) prevendo que o investimento produtivo superaria 21% do PIB (Produto Interno Bruto) ainda no próximo ano.

A nova política industrial, lançada na segunda-feira pelo governo com o nome de PDP (Plano de Desenvolvimento Produtivo), porém, adotou como meta para investimento atingir 21% do PIB só no ano seguinte, em 2010.

A previsão de ter investimentos correspondendo a 21,1% do PIB em 2009 está registrada em gráfico mostrado por Coutinho como parte da apresentação "O BNDES e o Financiamento do Desenvolvimento" feita à diretoria da Fiesc em 14 de março deste ano e que traz escrita na citação de fontes a atribuição das previsões à instituição financeira estatal.

Naquele evento, as previsões da instituição usadas por Coutinho eram de que a taxa de investimento sairia dos 17,6% do ano passado para 19,3% este ano e daí subiria para os 21,1% em 2009.

O mesmo gráfico já tinha sido apresentado por Coutinho em outras ocasiões, como na palestra que fez à Associação e Sindicato dos Bancos do Estado do Rio de Janeiro, em 13 de setembro do ano passado, bem antes do lançamento da PDP. Na ocasião, Coutinho explicou que a estimativa se baseava em projetos no BNDES de empresas que juntas representam cerca de 60% da FBCF.

Na segunda-feira, no lançamento da PDP, constava um gráfico do mesmo tipo, mas com outros números de previsões: 18,6% para 2008; 19,7% para 2009 e 20,9% para 2010.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;