Fechar
Publicidade

Sábado, 13 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

PIB alemão fica abaixo das previsões no 4º trimestre



14/02/2013 | 06:13


A desaceleração econômica da Alemanha estava um pouco pior do que o previsto no final do ano passado, de acordo com dados da agência federal de estatísticas Destatis, mas a maioria dos economistas prevê que a maior economia da Europa evitará a recessão em meio a sinais de que a atividade já está em recuperação.

 

O Produto Interno Bruto da Alemanha, ajustado a efeitos do calendário, encolheu 0,6% no quarto trimestre em relação ao terceiro, após três trimestres consecutivos de crescimento, tornando a Alemanha em 2012, uma das economias com melhor desempenho na zona do euro.

 

O resultado, no entanto, ficou aquém de uma previsão anterior feita pelo escritório de estatísticas de uma contração do PIB de 0,5% na comparação trimestral.

 

Como esperado, a queda nas exportações líquidas foi a principal responsável pela queda do PIB no quarto trimestre, mas o investimento em máquinas e equipamentos também foi "significativamente menor" do que no terceiro trimestre, disse o Destatis em seus resultados preliminares. O consumo privado e público "avançou ligeiramente" no quarto trimestre ante o terceiro, enquanto o investimento em construção caiu um pouco, afirmou a agência.

 

Os números da Alemanha em 2012 sem revisão indicaram taxas de crescimento de 0,5%, 0,3% e 0,2% no primeiro, segundo e terceiro trimestre, respectivamente.

 

A desaceleração econômica da Alemanha durante 2012 foi acompanhada por uma forte queda na utilização da capacidade. Os economistas não esperam que o declínio continue uma vez que o cenário econômico geral tem melhorado e fabricantes alemães começaram a receber mais encomendas do exterior.

 

Na comparação anual, o PIB da Alemanha cresceu 0,4% no quarto trimestre, em termos ajustados ao calendário, ligeiramente abaixo das previsões de economistas de um crescimento de 0,5%, disse o Destatis.

 

O PIB alemão expandiu 0,7% em 2012, após dois anos consecutivos de crescimento em 3% ou mais, disse o Destatis, confirmando uma estimativa anterior. A economia cresceu 0,9% em 2012 levando em conta o número de dias de trabalho por ano. As informações são da Dow Jones.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;