Economia Titulo Mercado
Brasil entrará para indicador dos maiores centros financeiros
23/05/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


O Brasil entrará para o Índice de Centros Financeiros Globais (GFCI, na sigla em inglês) em setembro deste ano. Elaborado pela consultoria britânica Z/Yen, o indicador foi criado em março do ano passado com o objetivo de elencar os principais mercados financeiros do mundo, em uma iniciativa da City londrina.

Até então, nenhuma cidade da América Latina estava representada no índice, que atualmente analisa 50 centros financeiros. Mas a última sondagem realizada pela consultoria mostrou que a região ganhou relevância. Mark Yeandle, diretor da Z/Yen, afirmou que São Paulo e Rio de Janeiro, além de Buenos Aires, passarão a fazer parte do próximo ranking, referente a setembro. "Perguntamos aos participantes dos mercados globais se havia alguma cidade que deveria entrar para o GFCI e essas foram as indicadas."

Desde o lançamento do índice, Londres lidera como o principal centro financeiro global, seguida por Nova York. Nas colocações seguintes estão Hong Kong, Cingapura, Zurique, Frankfurt, Genebra, Chicago, Tóquio e Sidney. O resultado foi obtido a partir de 1.236 entrevistas com executivos que atuam globalmente. A avaliação é baseada em cinco pontos: infra-estrutura, pessoal, ambiente de negócios (como regulação e impostos), dados financeiros e competitividade.

O último levantamento, referente a março, mostrou que a distância entre Londres e Nova York vem diminuindo. É grande a discussão atualmente sobre o futuro da City londrina como maior mercado do mundo. O aumento dos impostos e os problemas enfrentados pelo aeroporto de Heathrow, o mais carregado da Europa, são apontados como os principais pontos que têm tirado a atratividade dos negócios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;