Economia Titulo BNDES
Uruguai terá a 1ª subsidiária do BNDES no exterior
08/05/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


A primeira subsidiária do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no exterior será aberta, provavelmente, em Montevidéu, no Uruguai. A unidade deve funcionar com o escritório de representação da instituição na capital uruguaia, e, segundo previsão recente do vice-presidente do banco, Armando Mariante, deve começar a operar em agosto.

A subsidiária representará a operação do banco no exterior. A instalação depende ainda, entre outras exigências, de autorização do Banco Central.

O país vizinho está sendo cotado para abrigar a filial também por ser um paraíso fiscal. Isso deve reduzir custos para as operações a serem realizadas por lá, com as quais o banco pretende apoiar a atuação de empresas brasileiras no exterior, principalmente na América Latina. A idéia é que a filial use em seus financiamentos recursos captados pelo BNDES no exterior. Assim, o dinheiro não precisaria entrar no Brasil para somente depois poder financiar a atuação de empresas brasileiras fora do País.

O projeto ainda está em fase embrionária, mas pode ser incluído no conjunto da nova política industrial, que será divulgada segunda-feira pelo presidente Lula.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;