Cultura & Lazer Titulo Orquestra
A estréia de São Bernardo
Luís Felipe Soares
Especial para o Diário
08/05/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


O melhor da música clássica estará no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão 2008 - Dr. Luís Arrobas Martins. O evento ocorre neste ano entre os dias 5 e 27 de julho e tem como tema Música e Literatura.

A 39º edição do festival terá, pela primeira vez, a participação da Orquestra Filarmônica de São Bernardo. Regida pelo maestro Daniel Havens, se apresenta no dia 17 (quinta-feira), às 16h, na Praça do Capivari. O concerto contará com a participação especial do conjunto norte-americano Empire Brass, tido com um dos melhores grupos de metais dos Estados Unidos. Juntos, interpretarão duas composições de Piotr Tchaikovsky: a Abertura de Romeu e Julieta e a Suíte do Balé Quebra Nozes.

O Grande ABC ainda será representado pela Orquestra Sinfônica de Santo André, que tradicionalmente faz apresentações no festival. Este ano, o concerto será realizado no dia 12 (sábado), a partir das 12h30, também na Praça do Capivari. Sob regência do titular Flavio Florence, a orquestra executará obras de Ludwig van Beethoven. Estão no programa As Criaturas de Prometheus - Abertura, As Ruínas de Athenas - Abertura, Marcha Turca, de As ruínas de Athenas e Sinfonia Nº 3 em Mi Bemol Maior, Op. 55 - Eroica.

Ao todo, o evento contará com 50 espetáculos, espalhados por seis espaços da cidade. Entre as atrações estão o pianista Nelson Freire, o violoncelista Antônio Meneses, a soprano Rosana Lamosa, além da Sinfônica de Minas Gerais, a Orquestra Acadêmica e a Sinfônica Municipal de São Paulo.

O compositor João Guilherme Ripper fará a estréia de sua obra Capitu, baseada no romance de Machado de Assis Dom Casmurro. A Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro traz pela primeira vez a montagem da ópera Os Sete Pecados Capitais, dirigida por Carla Camurati, com texto de Bertolt Brecht e participação de Ana Botafogo.

O festival também servirá de sala de aula para 148 músicos bolsistas já selecionados, que participarão de diversos cursos durante a programação. Mais informações estão disponíveis no site do evento (www.festivalcamposdojordao.org.br).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;