Fechar
Publicidade

Domingo, 17 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Economia

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Guido Mantega anuncia a criação do Fundo Soberano Nacional

Fundo foi criado para apoiar internacionalização de empresas brasileiras e para conter queda do dólar


Do Diário OnLine

13/05/2008 | 07:05


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta terça-feira a criação do "Fundo Soberano Nacional", que tem por objetivo criar uma poupança maior para o País. O ministro já havia antecipado a notícia sobre a criação do fundo na segunda-feira durante o evento de lançamento da Política de Desenvolvimento Produtivo, a nova política industrial brasileira.

De acordo com Mantega, o fundo foi criado com a intenção de apoiar a política de expansão das empresas brasileiras no exterior e para tentar conter uma queda mais acentuada do dólar (que, abaixo de R$ 1,70, está em seu menor patamar desde 1999).

O ministro da Fazenda afirmou ainda que o dinheiro do fundo não entra no cálculo do superávit primário (dinheiro que o governo guarda para pagar juros da dívida pública). O dinheiro será aplicado no fundo aos poucos, conforme o excedente do superávit primário durante o ano.

Guido Mantega não explicou qual será o valor do fundo soberano, dizendo que a informação irá constar em seu decreto de regulamentação. O fundo ficará sob responsabilidade do Tesouro Nacional, mas haverá um conselho que irá administrar os recursos.

No evento de ontem, Mantega explicou que o fundo soberano terá participação do BNDES e utilizará recursos fiscais. "O fundo fará operações no Exterior e repassará os recursos captados a organismos como o BNDES, que apóiam a internacionalização das companhias brasileiras", disse o ministro.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;