Setecidades Titulo Combustível
ANP fecha três postos em Santo André
Aline Mazzo
Do Diário do Grande ABC
13/05/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


A ANP (Agência Nacional do Petróleo) lacrou três postos de combustível durante blitz em Santo André na manhã de ontem. Nos estabelecimentos fechados, foram encontradas quantidades de álcool na gasolina bem acima dos 25% permitidos na legislação.

A adulteração mais grave foi flagrada no Auto Posto Brumilla Ltda., que fica na Rua Caravelas, 652, na Vila Pires. Ao fazer o teste com a gasolina, o fiscal da ANP verificou 57% de álcool no combustível.

As bombas foram lacradas, o combustível confiscado - deixando o posto como fiel depositário - e o local fechado com blocos de concreto, para evitar que retome o funcionamento. Esses procedimentos se repetiram nos demais postos.

O proprietário foi procurado pela reportagem por três vezes, mas duas funcionárias do posto Brumilla afirmaram durante o dia de ontem que não conseguiram localizá-lo.

A operação contou com o apoio da Prefeitura de Santo André, Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Ministério Público e GCM (Guarda Civil Municipal).

No Auto Posto Sol Ltda., localizado na Avenida Dom Pedro II, 359, bairro Jardim, a quantidade de álcool na gasolina era de 31%. "Eu desconheço essa adulteração. Sempre compramos com nota fiscal direto da distribuidora (Shell). A única chance poderia ser uma infiltração no tanque. Mas vamos verificar", afirmou o gerente Euclides Perassoli.

O Posto e Serviços Nevada Ltda, na Avenida Sapopemba, 322, Jardim das Maravilhas, também foi fechado por apresentar 30% de álcool na gasolina. A reportagem tentou contato com os responsáveis pelo estabelecimento, mas eles não foram encontrados.

Todos os postos terão de pagar uma multa, com valor mínimo de R$ 20 mil, e regularizar o combustível para então reabrir as portas.

DENÚNCIA
A operação foi motivada pelo número denúncias que a ANP recebe pelo telefone 0800-970-0267. "A região tem de 3,5% a 4% de combustível adulterado. A colaboração da população é muito importante para tirar de circulação os maus distribuidores", alertou o coordenador da ANP-SP, Alcides dos Santos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;