Cultura & Lazer Titulo Brasil
Uma viagem por 50 anos de arte brasileira

Sto.André e S.Caetano recebem a partir de hoje a mostra Arte e Ousadia - O Brasil na Coleção Sattamini

Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
06/05/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Santo André e São Caetano recebem a partir de hoje a mostra itinerante Arte e Ousadia - O Brasil na Coleção Sattamini, exposição que reúne reproduções de obras do colecionador carioca João Leão Sattamini, um dos principais do País, que atualmente pertencem ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ). As peças retratam a produção pictórica do Brasil realizada entre 1950 e 1980.

Os 36 painéis com as reproduções estão instalados na Casa do Olhar, em Santo André, e na Praça Cardeal Arcoverde, em São Caetano. As aberturas serão, respectivamente, às 10h e às 14h. A mostra simultânea permanecerá nas duas cidades até 1º de junho. A exposição foi dividida em cinco blocos distintos.

No Estado, a mostra teve início em agosto último, quando 90 obras originais do acervo Sattamini ficaram expostas por dois meses no Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), com curadoria de Leonel Kaz, Luiz Camilo Osório e Luiz Guilherme Vergara.

A partir de então, as reproduções passaram a viajar pelo Interior e Grande São Paulo. São Bernardo sediou a mostra em novembro. Além das imagens das obras, cada painel tem contextualização histórica, incluindo fotos dos acontecimentos de impacto para o brasileiro, década a década.

A região é a última parada da ‘viagem' Sattamini, patrocinada pela Comgás. Fazem parte da mostra reproduções de Dacosta, Ione Saldanha, Alfredo Volpi, Iberê Camargo, Jorge Guinle, Clark, Hélio Oiticica e Antônio Dias, entre outros.

A Casa do Olhar aproveita para mesclar acervo original próprio que de certa forma se relaciona ao do MAC de Niterói. Peças de Antonio Henrique Amaral, Luiz Sacilotto, Ermelindo Fiaminghi ficarão expostas até o fim de Arte e Ousadia.

Em São Caetano, a abertura é precedida por apresentação dos músicos do Conservatório Musical da cidade, a partir das 13h30.

Arte e Ousadia - O Brasil na Coleção Sattamini. Exposição. De hoje a 1º de junho. Na Casa da Palavra - Rua Campos Sales, 414, Santo André. De terça a sábado, das 10h às 20h. Praça Cardeal Arcoverde, Centro, São Caetano, a partir das 14h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;