Política Titulo Convidado
Gilberto Costa se aproxima do PT de São Caetano
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
07/02/2013 | 06:53
Compartilhar notícia


 

De saída do PTB e em busca de outra sigla, o ex-vereador Gilberto Costa se aproxima do PT de São Caetano. O diálogo, entretanto, ainda é mantido de maneira discreta e sem formalização pelo lado petista.

Segundo Gilberto, o presidente municipal do PT, Marcio Della Bella, fez convite formal para filiação. "Sinto-me honrado de ser enxergado como um quadro partidário de qualidade e poder integrar o maior partido do País. É o partido que governa o Brasil (com a presidente Dilma Rousseff)."

Della Bella, no entanto, contestou a versão de Gilberto e disse que nunca fez um convite formal ao petebista. "Se ele quiser vir, as portas estão abertas, mas seria irresponsabilidade minha convidar uma pessoa conhecida como ele sem consultar as bases do PT."

Caso o petebista queira, de fato, ingressar nas fileiras petistas, teria de formalizar a intenção e passar pelo crivo do diretório municipal. O fato de ele não ter uma identidade partidária (já que circulou por siglas como o PR, PSB e PP antes do PTB) poderia complicar a transferência, de acordo com o mandatário.

Fora do posicionamento oficial do PT, Gilberto chegou a se encontrar informalmente com o único vereador petista de São Caetano, Pio Mielo, para discutir atuação parlamentar na Câmara. Della Bella também chegou a ‘esbarrar' o petebista e conversaram em tom descontraído para uma possível troca de partido.

Apesar do discurso, o petebista disse que ainda não bateu o martelo e que estuda propostas de outras agremiações. "Não é só o PT e o PEN que me procuraram, mas prefiro não revelar os outros nomes para não atrapalhar a conversa", comentou. Cada negociação, segundo Gilberto, que foi o vereador mais votado da história da cidade, na eleição de 2008, tem uma conotação. A proposta do PEN, por exemplo, é para ser candidato a deputado estadual e centralizar a estruturação do partido. "Ainda vou procurar a direção municipal, porque o primeiro contato veio da estadual."

SAÍDA

Gilberto anunciou o desligamento do PTB na semana passada, durante a reunião que definiu a substituição do ex-prefeito e secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnio, por Altevir Anhê no comando municipal petebista. O novo presidente deve receber "em mãos" nos próximos dias a carta de desfiliação de Gilberto.

O mandatário, porém, pretende tentar manter o ex-vereador no partido. "Ficar no PTB não foi o que eu defini para minha vida, mas eu posso conversar", analisou Gilberto.

Um dos motivos para o pedido de desligamento foi o desempenho eleitoral da ex-prefeiturável governista Regina Maura Zetone (PTB) na eleição. "O PTB não soube me usar. Se eu tivesse sido o candidato, nós teríamos vencido. O partido entrou com os reservas para jogar e eleição e os titulares no banco."

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;