Policias civis do 4º DP (Jardim) de Santo André e integrantes do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) de São Bernardo prenderam em flagrante dois homens acusados de comprar de viciados em drogas - para depois revender - fios e cabos de telefone furtados de postes. Ambos estavam em plena negociação na Rua Fernando de Noronha, na Vila Sacadura Cabral.
Os policiais do Garra faziam ronda para identificar responsáveis pela venda ilegal de cocaína e crack na região, quando perceberam grande movimentação de pessoas. Ao se aproximarem, apenas o ajudante Valter Benedito Junior, 30 anos, e o desempregado Valmir de Brito, 44, ali permaneceram.
Junto deles foi encontrado saco plástico que continha grande quantidade de filamentos de cobre. Apesar de a borracha que os revestia estar queimada, foi possível identificar a inscrição "Telefônica" em alguns deles.
Inicialmente, ambos negaram ser os donos do material. Mas outros dois viciados que foram levados para averiguação na delegacia confirmaram que furtavam os fios e os revendiam a Júnior e Brito. Sem alternativas, confessaram que faziam a revenda posterior dos cabos para lojas de materiais de construção e outras áreas que tenham interesse.
As transações comerciais entre a dupla e os viciados acontecia sempre naquele mesmo local, no mesmo horário. O valor pago aos responsáveis pelos furtos era mínimo. As investigações agora continuarão no sentido de encontrar as lojas onde Júnior e Brito repassavam os cabos de cobre. Ambos foram autuados em flagrante por receptação.
Segundo a Telefônica/Vivo, total de 68,5 quilômetros de cabos de telefone foi furtado no Grande ABC em 2012. A empresa diz que vem adotando medidas de segurança, como a instalação de alarmes e braçadeiras de aço.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.