Setecidades Titulo Prevenção
Bombeiros irão dividir
com as prefeituras
fiscalização em boates

Objetivo da operação é facilitar identificação e autuação
de irregularidades nas casas noturnas do Grande ABC

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
07/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O Corpo de Bombeiros negocia com as prefeituras da região a formalização de convênios para que a fiscalização das casas noturnas seja feita em conjunto. Dessa forma, militares da corporação acompanharão agentes municipais nas visitas periódicas feitas aos estabelecimentos antes da emissão ou renovação de alvará. O objetivo é facilitar a identificação e autuação de irregularidades.

A medida começou a ser viabilizada após a morte de 238 pessoas na boate Kiss, em Santa Maria (Rio Grande do Sul). A casa noturna estava com alvará vencido e havia feito intervenções sem autorização.

O comandante do Corpo de Bombeiros no Grande ABC, tenente-coronel Roberto Alboredo Sobrinho, informou que, atualmente, as operações feitas nas casas da região têm apenas caráter orientativo. "Nós não temos poder de polícia para interditar ou autuar as boates. Então, com a atuação conjunta, o bombeiro vai com os olhos da Segurança e a Prefeitura com a possibilidade de tomar as providências necessárias", explicou.

Segundo Alboredo, já foram feitas reuniões com representantes de São Bernardo, Santo André e Mauá. Está marcada para hoje negociação com a Prefeitura de São Caetano. Nas demais cidades, os encontros ainda estão sendo agendados.

Ainda não foi definido quando serão iniciados os trabalhos em conjunto. "Queremos começar o quanto antes, mas isso depende da assinatura do convênio", afirmou.

O tenente-coronel disse que não é possível estimar o tempo que será necessário para percorrer todos os estabelecimentos de diversão noturna da região. "Estamos levantando com as prefeituras quantas casas são ao todo. Só depois disso vamos poder prever datas e o efetivo que será destacado para esse serviço." A falta de informação ocorre porque alguns locais têm registro municipal, mas não dos bombeiros.

Depois que os militares tiverem concluído as visitas às boates, serão iniciadas as fiscalizações nos demais estabelecimentos que recebem grande quantidade de pessoas, como restaurantes, bares e igrejas.

Na semana passada, os bombeiros fiscalizaram 25 boates da região e constataram irregularidades em 14.

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT) fará reunião com Alboredo e representantes das polícias Militar e Civil para definir plano de ações. Diadema também diz ter intensificado a fiscalização. Segundo o município, nove casas noturnas foram visitadas no fim de semana, sendo que seis foram notificadas por desrespeito às normas de segurança. Os locais têm 15 dias para se adaptar.

PREVENÇÃO
A boate Mansão Kauffman, no bairro Jardim, em Santo André, reforçou a segurança mesmo sem determinação das autoridades competentes. Segundo a proprietária, Mirela Pereira, 29 anos, será feita outra saída de emergência na parede lateral da casa. "Também passamos a colocar dois bombeiros para trabalhar nos dias de funcionamento, geralmente um homem e uma mulher", explica. Mirela diz que a balada tem alvará válido até agosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;