Política Titulo Crítica
Tobias diz ser absurda nomeação de petista
Por Cynthia Tavares
Raphael Rocha
06/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


 

O estadual do PSDB, deputado Pedro Tobias, criticou a indicação de João Eduardo Charles (PT) para ocupar a diretoria técnica do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), segunda vaga mais importante no equipamento custeado pelo governador tucano Geraldo Alckmin.

Tobias disse que, ao ler as últimas edições do Diário e ver a nomeação de um petista para a diretoria do ambulatório, encaminhou e-mail para Alckmin, para os secretários Edson Aparecido (Casa Civil) e Giovanni Guido Cerri (Saúde) solicitando o desligamento de Charles do departamento.

Ex-candidato a vereador pelo PT em 2008, Charles deve sair do posto nos próximos dias, por determinação do governo do Estado. Fontes do Palácio dos Bandeirantes garantiram ontem ao Diário que a nomeação do petista será revogada.

O líder do tucanato estadual reclamou da postura da Congregação da Faculdade de Medicina do ABC, ligada à FUABC (Fundação do ABC) e que indicou Charles para a diretoria do AME. A FUABC foi contratada pelo governo estadual para administrar o equipamento hospitalar. "Em qualquer lugar esse tipo de nomeação fica complicado. O AME e as OSS (Organizações Sociais de Saúde) contratadas não podem ter interferência política."

Médico anestesiologista, Charles possui histórica ligação com o petismo. Além de ter se candidato a vereador pela sigla em 2008, foi coordenador de Saúde das subprefeituras de Vila Carrão, Vila Formosa, Aricanduva - Zona Leste da Capital - durante o governo de Marta Suplicy (PT) em São Paulo, entre 2001 e 2004.

O diretor técnico do AME tem privilegiada atuação junto ao prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), responsável por alocar Maurício Mindrisz na presidência da FUABC. Charles participou da formulação do Plano Municipal de Saúde da Prefeitura de São Bernardo. Em seu site oficial, ele posta fotos ao lado de Marinho.

Charles também fez contribuições financeiras à campanha de Francisco Pereira Filho, o Chicão (PT), em busca de uma cadeira na Câmara de São Bernardo no ano passado. O número dois do AME andreense depositou R$ 15 mil para inflar o projeto de Chicão, ex-diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, entidade dominada por petista.

Ontem, Mindrisz negou indicação política de Charles e defendeu o petista. "Ele é professor com atuação de longa data no Hospital de Ensino Anchieta, de São Bernardo, e foi aprovado pelas qualificações técnicas junto à Congregação (da FUABC), colegiado com 56 integrantes, entre representantes de professores, alunos, funcionários, médicos, dirigentes de cursos e conselhos municipais de Saúde."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;