Memória Titulo Memória
São Caetano antecipa a primavera...

A abertura de Memória hoje é escrita pela jornalista Marília Tiveron, da Fundação Pró-Memória...

Por Ademir Medici
16/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A abertura de Memória hoje é escrita pela jornalista Marília Tiveron, da Fundação Pró-Memória de São Caetano. Ela fala de flores, árvores e meninas bonitas como estas da foto. Imagem que Memória elege, por ora, como a mais bonita deste 2014 – e olha que temos mais de três meses ainda pela frente.

MULHERES...

Texto: Marília Tiveron

O primeiro dia da primavera no Hemisfério Sul é 23 de setembro, contudo, desde o dia 1° de setembro a Fundação Pró-Memória de São Caetano celebra esta bela estação do ano com a exposição virtual Entre tempos e flores, que ficará no site da instituição (www.fpm.org.br) até o dia 30 deste mês.

Antigamente, era costume aproveitar o agradável clima da estação para realizar passeios ao ar livre, piqueniques ou mesmo passar o tempo no quintal das residências, em meio a flores e árvores.

Na moda, a influência do tempo das flores vem de longa data e as diversas estampas floridas tomavam conta do vestuário feminino em cores alegres e modelos cheios de frescor.

Seja por imagens de moradores da cidade nestes espaços ou por meio de registros que evidenciam a influência da primavera em roupas e acessórios, esta mostra virtual comemora a chegada da primavera. Mais informações pelo telefone 4223-4780.

...E HOMENS

Texto: Mituo Teramae

Para comemorar os 60 anos de formatura do curso Técnico de Contabilidade, em 1954, pela Escola Técnica de Comércio Cacique Tibiriçá, de São Bernardo, reuniram-se na semana passada, em almoço, professores e alunos da época.

Da esquerda para a direita: Dr. Otto João Gustavo Bethke, 89 anos (professor), Álvaro de Azevedo Marques Jr. 80 (aluno), Francisco Pinotti, 80 (aluno), Jayme João Franchini, 87 (professor) e eu, aos 77 anos, aluno à época.

Ausentaram-se, por motivos de saúde, os alunos Jair Botelho e Olavio Pazin.

NOTA DA MEMÓRIA – A Escola Cacique Tibiriçá marcou época em São Bernardo. Iniciou atividades em casarão que ainda existe na Rua Major Carlo Del Prete. Encerrou atividades, depois de muitos anos, no chamado ‘fim da Vila’, claro, na Rua Marechal Deodoro. O espaço virou estacionamento de automóveis.

Ou muito nos enganamos, ou o Cacique foi a terceira escola comercial do Grande ABC, depois da Senador Flaquer (Santo André) e da escola das alunas aí em cima, em São Caetano.

Contabilistas da velha guarda, vamos confirmar e detalhar esta informação? Se estivermos certos, qual foi a quarta escola comercial da região? E a quinta, a sexta, a sétima e todas as demais?

Folclore em São Bernardo

Domingo, a reinauguração do Centro de Pesquisa do Folclore de São Bernardo, na Chácara Silvestre, agora com outro nome. Para nós, uma homenagem ao professor Antonio Perez, hoje próspero fazendeiro que se reveza entre Interior e Grande ABC.

Voltamos a 18-4-1984. E observamos a inauguração do Centro de Pesquisa do Folclore original. Memória construída.

Fernando Leça está na foto. Foi secretário de Educação, Cultura e Esporte de São Bernardo e deputado estadual. Dirigiu o Memorial da América Latina. Tem raízes profundas em São Bernardo. Para nós, um nome especial, o que nos convidou a escrever o primeiro livro, São Bernardo, seus bairros, sua gente, em 1981, e que teve como curador Tércio Antonio Nelli, nosso professor de contabilidade no Ginásio Dona Leonor Mendes de Barros.

São nomes que vamos guardando no coração, como o de Nilza de Oliveira, que reeditou o mesmo livro, com novo formato e nome, São Bernardo, 200 anos depois, edição de 2012.

Diário há 30 anos

Domingo, 16 de setembro de 1984 – ano 27, nº 5624

Manchete – Contaminação de peixes ameaça pesca na Billings

São Bernardo – Fubem (Fundação do Bem-Estar do Menor) cria setor para horticultura.

Turismo – Circula com a edição suplemento com as principais atrações do Grande ABC. Texto: José Marqueiz.

Em 16 de setembro de...

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: a contraofensiva dos aliados; a atitude dos italianos; os radicais, os nacionalistas e os partidos extremos se declaram favoráveis à guerra.

1969 – Uma vaca foge da Swift e provoca confusão nas ruas de Utinga.

1974 – Começa a vacinação contra a meningite no Grande ABC.

Santos do dia

- Na estampa, São Cornélio. Foi papa no século 3.

- Cipriano, bispo

- Edite

Hoje

- Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

Município Paulista

Paranapuã, elevada a município em 1964, quando se separa de Dolcinópolis, região de Jales.

Municípios Mineiros

Aniversariam hoje: Lambari, Jacutinga, Itaúna, Ituiutaba, Caxambu e Esmeraldas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;