Setecidades Titulo Aumento do ônibus
Grupo planeja mais protestos em Mauá

Movimentos de Santo André e São Bernardo farão atos contra reajuste hoje

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
26/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O grupo Política Sim, Patifaria não se reuniu ontem com representantes da Prefeitura de Mauá para discutir o aumento da tarifa de ônibus na cidade, que passou para R$ 3,30 no início do mês. Conforme os manifestantes, a administração municipal teria se negado a promover audiência pública para debater o tema e, por isso, outra manifestação foi marcada para quarta-feira, a partir das 15h com concentração no Terminal Central de Mauá. "Não querem dialogar, então vamos voltar para as ruas", disse um dos líderes do movimento, Paulo Souza.

O primeiro protesto realizado na cidade, no dia 13 e no mesmo local, reuniu cerca de 200 pessoas e terminou em pancadaria. Policiais militares, GCMs (Guardas Civis Municipais) e manifestantes entraram em conflito e até mesmo o fotógrafo do Diário Ricardo Trida foi agredido com cassetete.

A Prefeitura, por sua vez, afirmou que a reunião de ontem foi tranquila e que está fazendo estudos para verificar a viabilidade das reivindicações dos manifestantes. A respeito da audiência pública, a administração informou que o movimento tem autonomia para promovê-la, convidando as empresas que administram o transporte público e a Prefeitura. No entanto, não confirmou se participaria da reunião.

A administração lembrou ainda que a cidade deve implantar em breve a integração tarifária entre ônibus e trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o que irá melhorar o serviço e diminuir os custos para o usuário.

PROTESTOS

O aumento das passagens de ônibus na região deve gerar mais protestos a partir de hoje. Estudantes e trabalhadores de Santo André e São Bernardo prometem sair às ruas para cobrar novamente o poder público e pedir a redução na tarifa, que passou para R$ 3,30 em todas as cidades, exceto Rio Grande da Serra, que ainda não reajustou os valores.

Em Santo André, a concentração dos manifestantes será a partir das 10h, no calçadão da Oliveira Lima. Já em São Bernardo, o protesto está previsto para começar às 14h, na Praça Samuel Sabatini.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;