Palavra do Leitor Titulo Artigo
O que é privilégio?

Mas o que é privilégio? De acordo com o dicionário comum, é ‘vantagem (ou direito) atribuída a uma pessoa e/ou grupo de pessoas em detrimento dos demais’

Do Diário do Grande ABC
26/08/2014 | 08:44
Compartilhar notícia


Artigo

Mas o que é privilégio? De acordo com o dicionário comum, é ‘vantagem (ou direito) atribuída a uma pessoa e/ou grupo de pessoas em detrimento dos demais’. Essa definição vaga é particularmente complicada, pois um fato natural só pode ser considerado vantagem na medida em que ela seja causa necessária para determinado fim.

Vou dar exemplo concreto para melhor explicar: se eu quero ser modelo fotográfico, ser alto não é vantagem tão relevante quanto ser bonito, mas se eu quero ser modelo de passarela, ser alto já é vantagem quase tão importante quanto ser bonito, isso tudo dentro da mesma profissão, que é a de modelo. Fatos naturais (beleza e altura) só são vantagens na medida em que eu busco finalidade (ser modelo) facilitada por eles.

Isto posto, nenhum fato natural é vantagem e, portanto, privilégio, sem que se saiba qual o fim pretendido pelo indivíduo. Falar que um homem alto tem privilégio sobre o homem baixo faz sentido na hora de se jogar basquete, mas não faz o menor sentido na hora de sentar em poltrona de avião da Gol, por exemplo.

Falar em privilégios objetivos, como os indicados acima, além de não fazer muito sentido, demonstra tentativa de vender visão de realidade distorcida de divisão social em classes, típica de movimentos de esquerda.

É importante ressaltar que os movimentos de direita, sejam liberais ou conservadores, têm grande problema em mostrar essa realidade e, mais do que isso, trabalhar com essas categorias de pseudoprivilégio. Como a própria ‘tabela dos privilégios’ mostra, são raros os cidadãos que podem ser considerados objetivamente desprivilegiados em todos os quesitos, e basta mostrar o quanto essa divisão pode sempre prejudicar mais do que ajudar, que é o argumento utilitário, para quebrar a base consequencialista da ação política em defesa de ações afirmativas de ‘correção de privilégios’. Isso sem contar a própria imoralidade deontológica de se distinguir pessoas por características pessoais.

O que todo esse discurso tenta, na verdade, é criar sistema de privilégios legais, onde o grupo minoritário mais bem organizado impõe sua agenda de benefícios através de discurso vitimista. Se a finalidade é se locupletar às custas de toda a sociedade, fazer leis já é o próprio privilégio, e a categorização de pessoas para fins de beneficiamento é apenas a consequência lógica desse processo de ruína socioeconômica.

Bernardo Santoro é diretor executivo do Instituto Liberal, professor de Economia Política das faculdades de Direito da Uerj e da UFRJ e mestre em Teoria e Filosofia do Direito.

Palavra do leitor

Cisplatina
Quem passar pela Rua Cisplatina, 820, na Vila Pires, em Santo André, terá a oportunidade de observar os novos donos da via Aidan Ravin e seus ‘funcionários’ em ‘fábrica’ eleitoral de bagunça e desrespeito aos vizinhos. Durante o dia há barulho infernal de máquinas, mais parece serralheria. Além disso, a turma tomou conta, pois estaciona os carros onde bem quer. Em frente à minha casa já foram seis vezes, que impediram o meu ir e vir, fecham até a calçada com veículos sobre ela, impedindo o pedestre de passar, que muitas vezes não passa pelo medo da turma dos mal-encarados. Duvido que por ser período eleitoral essas coisas sejam permitidas num bairro residencial, e pior ainda, partindo de sujeito que se diz protetor do povo.
Denis Lima dos Santos
Santo André

Antônio Ermírio – 1
Morre Antônio Ermírio de Moraes, alguém que sempre admirei, por seu trabalho, sua dignidade e principalmente sua honestidade e generosidade. Como faltam homens desse porte nos dias de hoje. Infelizmente, esses não são tão dignos de nota em nosso País. Deus abençoe e conforte sua família.
Rosângela Caris
Mauá

Antônio Ermírio – 2
São Paulo e o Brasil perdem um dos maiores e mais importantes homens da história. Antônio Ermírio de Moraes, presidente de honra, mentor principal e responsável pelo progresso do grupo Votorantim, que também o colocou entre os 100 mais ricos do mundo. O mesmo histórico que registrou nessa empresa marcou no Hospital Beneficência Portuguesa. Grande ampliação no prédio, que possibilitou ter multiplicado o número de leitos, salas cirúrgicas, com médicos especializados, rigorosa manutenção e suficiente fornecimento de materiais hospitalares. Sua falta, sem dúvida, será sentida por São Paulo e o Brasil. Antônio Ermírio de Moraes, o País e seu povo lhe agradecem rogando a Deus que lhe dê merecido descanso eterno.
Benone Augusto de Paiva
Capital

Matarazzo
Tudo previsível na ocupação do espaço Matarazzo, em São Caetano, diante da ausência dos homens públicos que dirigem a cidade. O silêncio do Executivo e do Legislativo traz indignação, em tema tão nobre, pois são 22 mil metros quadrados de total abandono, de descaso. Não tem explicação! Estamos em campanha eleitoral e o descrédito com a classe política chegou no limite. Nem ao menos explicações por meio de placas no entorno da área são capazes de apresentar. Todavia, cavaletes de propagandas eleitorais não faltam, causando poluição visual e transtornos.
Ronaldo Duran
São Caetano

Vamos estudar
O Diário Oficial da União de ontem informa que estão abertas as inscrições para o ProUni (Programa Universidade para Todos), do governo federal. Trata-se de concessão de bolsas de estudos para aqueles que desejam estudar e não têm condições de pagar. Desde sua criação, em 2004, o programa já concedeu mais de 1 milhão de bolsas para estudantes de todo o País. O ProUni, em conjunto com o Fies (Fundo de Investimento Estudantil), responde hoje por quase um terço (31%) do total de matrículas nos estabelecimentos particulares de Ensino Superior. Se considerarmos as universidades federais (gratuitas), temos hoje algo em torno de 7 milhões de universitários, o triplo de dez anos atrás. No Brasil atual, a filha do servente de pedreiro e o filho da faxineira também têm o direito de serem doutores.
Gilberto Tadeu de Lima
São Caetano

Abdelmassih
Dizem as vozes mais inteligentes que o amor é cego. Eu completo: é cego e surdo. A mulher de Roger Abdelmassih diz que faria tudo de novo. Só pode estar pirada! Esse cara é um crápula travestido de gente, que não vale nada nem deve ter a pena de ninguém. Espero que os advogados dele não inventem alguma e o STF caia mais uma vez. Afinal, um dos advogados dele é o ex-ministro Thomaz Bastos e deve cobrar uma fábula. Quem pagará essa conta? O MP precisa ficar com os dois olhos abertos até dormindo.
Zureia Baruch Jr.
Capital

Buraco
Em Mauá, na esquina das Ruas Álvarez Machado e Manoel Pedro Junior, existe buraco que forma grande poça d’água desde o início deste ano. Em frente, existe restaurante bastante frequentado e escola muito bem conceituada. Centenas de pessoas, na maioria crianças, passam pela esquina todos os dias e os carros acabam espirrando a água suja. Com o calor, todos percebem que existem mosquitos na poça d’água. Por favor, pelas crianças que por ali passam, solicito ao poder público que tape o buraco.
João Aletto Filho
Mauá  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;