Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Prepare-se para sua entrevista!

Prepare-se, pois o ambiente da entrevista geralmente não é dos mais confortáveis; quanto mais preparado estiver, maiores as chances de não cometer erros

Cíntia Bortotto
25/08/2014 | 07:12
Compartilhar notícia


Tenho recebido alguns e-mails me pedindo para focar nossos artigos em processos seletivos. Tenho falado bastante de desenvolvimento e de gestão. Mas, em uma época em que muitas empresas estão demitindo, acho importante utilizarmos este canal para preparar você para novas oportunidades. Atendendo a pedidos, portanto, hoje vamos falar de entrevista, tema que há tempos não retomo neste espaço.

Em primeiro lugar, a dica que eu dou é: prepare-se. O ambiente da entrevista geralmente não é dos mais confortáveis. Quanto mais preparado você estiver, maiores as chances de você não cometer erros. Seu corpo também fala muito sobre você. Então, esteja pronto para aproveitar esta oportunidade de demonstrar seu talento, seus trabalhos já feitos, seus resultados e suas competências da melhor maneira possível, sem que a pressão lhe atrapalhe.

Isso não quer dizer que você não deva agir com naturalidade. Fuja do óbvio, dos clichês e prefira evitar discursos prontos do tipo “meu maior defeito é ser perfeccionista”. Seja claro, direto, saiba o que você quer. Tenha em mente principalmente seus resultados nas empresas anteriores. E tenha esta informação com números e dados palpáveis para mostrar como você é eficiente.

Diga a verdade, de forma educada. Demonstrar que você reconhece algo não desenvolvido e que está trabalhando para melhorá-lo pode demonstrar que sua capacidade de autoconhecimento é maior do que a média.

Se perguntarem sobre seus defeitos, fale sobre o que vem desenvolvendo e o que já conseguiu mudar, e como fez seu plano de mudança, isso demonstra consistência. Fale de maneira branda, para não assustar o entrevistador, por exemplo, você pode ser uma pessoa desorganizada, mas você não precisa falar assim: “nossa eu preciso melhorar minha desorganização, todo mundo fala que eu sempre acabo me perdendo nos meus papéis”. Você pode dizer, se for o caso: “recebi alguns feedbacks de que poderia melhorar minha competência de organização, deixar o ambiente de trabalho mais clean. Percebi que de fato era uma oportunidade e tenho feito o seguinte: toda semana faço uma limpeza nas gavetas, papéis e pastas; tenho deixado sobre a mesa só o que estou de fato usando para executar meu trabalho e pedi mais feedbacks para saber se estou melhorando. Os feedbacks já melhoraram, mas isso ainda é algo que requer esforço, portanto sei que é um ponto que ainda tenho que continuar desenvolvendo”.

Outro clichê é dizer que você é uma pessoa comprometida, que cumpre prazos, sabe tomar decisões rápidas e por isso vai contribuir para o crescimento da empresa, quando questionado por que deve ser contratado.

Eu ressaltaria os conhecimentos e as competências desenvolvidas ao longo da carreira para responder a uma pergunta sobre suas qualidades sem cair no clichê. Por exemplo, posso agregar meu conhecimento no projeto X da empresa Y quando for implementar projeto parecido na nova empresa, ou dizer que minha competência de liderança pode ajudar diante de uma equipe grande e complexa.

Agora, se é um processo seletivo para alguém em início de carreira, a resposta não mudará muito, afinal, o que alguém que está começando quer é mostrar trabalho, mostrar seu valor, seu comprometimento e ser reconhecido por isso. No mais, siga confiante e boa sorte!
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;