Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 20 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Cultura & Lazer

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Beatles e os 50 anos da
conquista norte-americana

Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Discos lançados nos Estados Unidos ganham
reedição especial e chegam às lojas brasileiras


Vinícius Castelli

24/08/2014 | 07:00


O ano era 1964. No mês de fevereiro, quatro garotos britânicos pisaram nos Estados Unidos pela primeira vez e foram saudados por uma multidão já eufórica pela Beatlemania. John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr desembarcaram em Nova York para conquistar o país. A tacada certeira veio dois dias depois, quando o grupo fez sua estreia na televisão norte-americana no programa The Ed Sullivan Show. As cinco canções apresentadas ao vivo foram vistas por cerca de 74 milhões de pessoas, isso sem contar nos outros milhões que assistiram do Canadá.

Em seguida, os Beatles fizeram seu primeiro concerto em um estádio, no Washington Coliseum, para 8.000 pessoas. Voltaram para Nova York em seguida para dois concertos com casa cheia, no Carnegie Hall. Foram atração de novo no The Ed Sullivan Show, com transmissão ao vivo do The Deauville Hotel, em Miami, com audiência com cerca de 70 milhões de pessoas, cerca de 40% da população dos Estados Unidos na época.

Para comemorar o cinquentenário desse sucesso, o selo Universal Music coloca nas prateleiras os álbuns do quarteto lançados nas lojas norte-americanas (The U.S. Albums). Embalados em caixa de papelão, os discos são diferentes do material existente na Inglaterra. Além de terem outros nomes, as obras contam com outras faixas e capas.

No total, 13 discos ganham relançamento. Todos os títulos podem ser apreciados em mono e estéreo, com exceção de The Beatles’ Story e Hey Jude, que chegam às lojas em versão estéreo. Reunidos em uma caixa especial (R$ 672 em média), os relançamentos trazem as capas e encartes originais. Além disso, um livreto com 64 páginas com fotos do grupo e um ensaio assinado pelo executivo de televisão Bill Flanagan também ilustram a empreitada.

Com exceção de The Beatles’ Story, um documentário, todos os outros podem ser adquiridos indivualmente (R$ 35 em média). Entre os álbuns que chegam ao mercado brasileiro estão Meet The Beatles! – que vendeu em duas semanas 3,5 milhões de cópias – e The Beatles’ Second Album. Outro que ilustra a coleção é Beatles’65. Lançado em 15 de dezembro de 1964, o trabalho é o sétimo da discografia nos Estados Unidos e traz faixas como No Reply, Baby’s in Black e Honey Don’t. Outro que chega às lojas é a coletânea The Early Beatles, oitavo álbum para o mercado norte-americano.

É do álbum Beatles VI que saltam faixas como Kansas City, Eigh Days a Week e Tell Me What You See. Ainda fazem parte dos festejos os discos Help! – da trilha sonora do filme homônimo –, Rubber Soul, Yesterday And Today, Revolver e Something New. 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;