Setecidades Titulo Descaso
Sabesp tapa buraco, mas esgoto vaza
Drielly Gaspar
Especial para o Diário
14/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Buraco aberto na esquina das ruas Camargo e Cásper Líbero, no bairro Paulicéia, em São Bernardo, incomoda moradores desde dezembro. No dia 25, o esgoto vazou pela cratera e por uma tampa de bueiro dez metros à frente. "Foi um presentão de Natal", ironiza o consultor de pós-venda, Fabio Fernandes, 43 anos.

Os moradores dizem que, desde então, procuram a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e, a cada contato, era solicitado prazo de 48 horas para que técnico fosse até o local. "Tínhamos mais de um protocolo aberto em andamento, mas ninguém resolveu", critica Fernandes.

Os vizinhos procuraram a ouvidoria da companhia para que o buraco fosse fechado e o esgoto arrumado. "Procurei até um vereador aqui de São Bernardo para ver se resolvia. Ele passou aqui e fecharam o buraco, mas o esgoto ainda está vazando", afirma a secretária Rose Dias Bienemann, 41.

Fernandes ligou novamente para o departamento e descobriu que, mesmo com o vazamento, o chamado havia sido encerrado. "O esgoto ainda está com problemas e deram como resolvido? Não está certo."

No fim da semana passada, a esposa do aposentado Paulo Martins Dias, 63, também contatou a empresa. "Disseram que passariam aqui com urgência, mas não acredito mais."

A preocupação dos moradores não é o mau cheiro, que fica pior quando os dias são muito quentes, mas sim a possibilidade de infecções por causa do contato com a água contaminada. "Nosso carro passa por cima do esgoto sempre que saímos. Todos os dias meu marido joga água nas rodas para evitar trazer bactérias para dentro de casa, mas mesmo assim temos medo", relata a dona de casa Rose Fiorotti Fernandes, 46.

Os moradores dizem que o prazo do último contato com a companhia terminou na sexta-feira. Procurada, a Sabesp informou que no local há incidência de refluxo da rede de esgoto, que também recebe água da chuva. A empresa disse que equipe faria outra desobstrução no mesmo dia para tentar resolver o problema. Vizinhos afirmam, porém, que ninguém apareceu por lá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;