Política Titulo São Bernardo
Presidência da Câmara
dá trabalho extra a Marinho

Prefeito de S.Bernardo teve que participar pessoalmente
das articulações para assegurar a vitória de Tião Mateus

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
30/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A definição da chapa governista para a eleição da mesa diretora da Câmara de São Bernardo está dando mais trabalho ao prefeito Luiz Marinho (PT) do que ele imaginava. Embora 20 dos 28 vereadores eleitos em 7 de outubro sejam da base aliada, o petista teve que participar pessoalmente das articulações para assegurar a vitória de Tião Mateus (PT), candidato governista à presidência do Legislativo.

Nos últimos dias o chefe do Executivo dialogou com os parlamentares aliados para aparar as arestas - em jogo provavelmente está negociação de cargos - e evitar outra derrota de Tião Mateus. Na eleição para a mesa diretora em 2010, o petista já discursava como presidente da Câmara quando a formação do bloco independente, conhecido como G-5, se movimentou para arquitetar a vitória de Hiroyuki Minami (PSDB).

Agora, a articulação promovida por Marinho deixou a chapa governista bem perto da definição. Mauro Miaguti (DEM) abrirá mão de assumir o comando da Pasta de Desenvolvimento Econômico para atuar como primeiro secretário da Casa.

Rafael Demarchi (PSD) será indicado como segundo secretário na chapa. A indefinição fica por conta da vice-presidência do Legislativo.

Embora o PCdoB ensaie lançar o parlamentar José Walter Tavares como postulante ao comando do Legislativo, nos bastidores comenta-se que a legenda está perto de fechar com o governo, com a indicação do comunista para a vice-presidência.

A iniciativa de Marinho teve como objetivo frear o ímpeto da oposição, que, após lançar Pery Cartola (PPS) como candidato à principal cadeira da Casa, está cortejando parlamentares governistas a aderirem ao projeto do popular-socialista.

O foco dos oposicionistas é atrair parlamentares insatisfeitos com a eventual perda de espaço na segunda gestão de Marinho, que começa no dia 1º.

O prefeito retardou para a segunda semana de janeiro o anúncio dos demais integrantes de seu primeiro escalão. A indefinição não foi bem recebida pelos aliados, que, embora apalavrados com o governo, estariam dispostos a trocar de lado.

Comenta-se que entre os alvos da oposição está Roberto Garcia Fuentes, o Palhinha (PTdoB). "Seguirei a orientação do partido, de votar no candidato do governo", garantiu.

Em busca de apoiadores, Pery Cartola afirmou que está defendendo sua candidatura com o apoio dos oposicionistas, mas segue em busca de novas adesões. "Estamos conversando com os vereadores. Sabemos que não é tarefa fácil, mas estamos trabalhando confiantes de que podemos surpreender."

Até o momento, a chapa da oposição tem apenas Juarez Tudo Azul (PSDB) como postulante a segundo secretário do Legislativo. Atual presidente da Câmara, Minami colocou seu nome à disposição para disputar a reeleição. Uma nova reunião entre tucanos e popular-socialistas visa definir o bloco que pretende impedir o triunfo dos governistas.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;