Política Titulo São Caetano
Sallum desponta
como homem-forte

Futuro secretário de Saúde de São Caetano surge como
destaque do governo Pinheiro, mas pode confrontar Gica

Por Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
30/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O futuro secretário de Saúde de São Caetano, Sallum Kalil Neto, desponta como homem-forte do governo Paulo Pinheiro (PMDB), que começa no dia 1º. Sua experiência de duas décadas em gestão pública tem atraído aliados do grupo que está sendo formado pelo peemedebista. Por outro lado, a consequência natural dessa liderança iminente da próxima gestão é o confronto direto com Gica Pinheiro, filha do chefe do Executivo eleito e que neste momento tem tomado as rédeas da situação.

Gica trabalhou por muitos anos ao lado do pai, no gabinete de vereador, atendendo a população e encaminhando as demandas. Na campanha, foi a manda-chuva das atividades. Já na transição mostrou que se manteria na cabeça do núcleo duro da futura gestão, ao conduzir as conversas com o atual prefeito, José Auricchio Júnior (PTB).

Sallum também esteve na linha de frente da campanha, após romper com Auricchio por perder espaço gradativo no governo petebista. Preparou e colocou em prática planilhas de arrecadação e pagamento a fornecedores. Ganhou pontos preciosos com Pinheiro, por quem é visto como "organizador".

Organizar, aliás, será uma de suas principais atribuições à frente da Pasta de Saúde, cuja infraestrutura está praticamente completa. Sua missão seria basicamente manter o bom funcionamento do setor, um dos mais complicados de qualquer administração municipal. Passarão por suas mãos R$ 167,5 milhões no ano que vem. São 16,2% de todo o Orçamento da Prefeitura previsto para 2013, de R$ 1,035 bilhão.

Seu currículo mostra aptidão para transitar em outras áreas. Justamente a função que será exercida por Gica, que será responsável pela interlocução com todo o secretariado, fazendo a engrenagem girar. O ponto de colisão pode estar aí: de um lado, seguidores de Gica, que acumulará atividades no Palácio da Cerâmica com ações políticas na presidência do PMDB local, com perfil mais contundente, de ordenar e executar; de outro, os simpatizantes de Sallum, mais sereno e agregador.

Será tarefa de Paulo Pinheiro administrar essa relação, que promete faíscas logo nos primeiros meses de gestão. E o peemedebista já tenta colocar panos quentes desde já. "Sallum é mais um colaborador, como os demais secretários e servidores. Não há homem-forte no governo", despistou o prefeito eleito, ontem.

Sallum Kalil Neto foi colocado na Secretaria de Saúde mesmo não sendo técnico da área. Mas é conhecedor da máquina administrativa. É administrador de empresas e empresário do setor de transportes.

Iniciou carreira pública na primeira gestão do prefeito Luiz Tortorello (1989 a 1992), quando foi diretor de Trânsito e Vias Públicas. Ocupou o mesmo cargo do governo Antônio José Dall'Anese (1993-1996). Na segunda administração de Tortorello (1997-2000) foi comandante da GCM (Guarda Civil Municipal).

Já no primeiro governo de José Auricchio Júnior, em 2005, foi também comandante da corporação e, em seguida, participou da implantação do Atende Fácil (espécie de Poupatempo municipal). Posteriormente foi diretor-presidente do Fumusa (Fundo Municipal de Saúde).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;