Política Titulo Pesquisa
Eleitorado dá nota
5,1 para Carlos Grana

Prefeito de Sto.André teve ligeira alta, de 0,1
ponto, em relação à pesquisa de novembro

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
04/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


O governo do prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), teve nota 5,1 do eleitorado da cidade, figurando na terceira posição no ranking regional. O índice foi apontado pelo levantamento do DGABC Pesquisas, encomendado pelo Diário, e mostra patamar similar em relação à sondagem anterior, publicada em novembro, com ligeira alta de 0,1 ponto. Em contrapartida, o número recebido pelo petista em um ano e sete meses de mandato representa leve queda (de 0,2 ponto) se comparado ao estudo de junho do ano passado.

De acordo com a amostra, 63,6% dos entrevistados deram nota entre 0 a 6 para a administração e 29,3% concederam avaliação de 7 a 8. Somente 7,1% consideraram que a gestão deveria obter marca de 9 e 10. A aprovação do governo é de 30,4% da população, contabilizando 3,5% de ótimo e 26,9% de bom. Esse índice positivo do mandato ampliou 8,6 pontos em contraste com o levantamento feito há oito meses. O total de questionários aplicados no município foi em 400 pessoas.

Por outro lado, a rejeição da gestão ficou em 32,7%, sendo 13,9% de ruim e 18,8% de péssimo. O número negativo também sofreu aumento: 6,6 pontos de queda. Os que não souberam responder a sondagem somaram 6,6%.

A pesquisa identifica que os andreenses estão definindo a análise do cenário atual da administração Grana. A margem de regular, inclusive, caiu 11,8 pontos, fixando em 30,3% (desses, a maioria – 17,6% – avalia os trabalhos da Prefeitura de regular para ruim).

O governo do PT ainda não conseguiu decolar em Santo André. Os projetos mais destacados que estão em prática são o Bilhete Único e a entrega de 1.100 moradias populares. Porém, série de obras prometidas durante a campanha eleitoral de 2012 não saiu do papel sob a justificativa da herança de rombo financeiro deixado pela gestão Aidan Ravin (PSB), de 117,3 milhões – hoje o buraco gira em torno de R$ 85 milhões. Neste ano, ainda há contingenciamento de propostas na tentativa de zerar o deficit das contas públicas.

No período, a administração inaugurou a passarela na Avenida Prestes Maia, na altura do núcleo Tamarutaca, na Vila Guiomar, viabilizou a reforma do Parque Celso Daniel, iniciou o Programa Banho de Luz, que visa troca das lâmpadas por unidades de LED, e está prestes a lançar o primeiro instituto federal na cidade. Contudo, diversas intervenções continuam em operação e não aparecem aos olhos da população. A publicidade do governo também contém falhas, principalmente por conta da falta de recursos.

PERFIL
No quesito escolaridade, a gestão Grana tem o melhor desempenho entre o eleitorado analfabeto ou Fundamental incompleto, com nota 6 desse público. A pior avaliação sai da população que possui Ensino Superior completo, que deu 4,7 de marca.

Pela faixa de idade, os entrevistados com 60 anos ou mais atribuíram nota 5,6 ao petista, enquanto
aqueles que têm de 25 a 34 anos deram 4,6. Ficou com índice de 5 entre os que possuem de 35 a 59 anos.

A partir do voto de segundo turno no pleito passado, os simpatizantes de Aidan ofereceram 3,6 ao conjunto do governo. Ao mesmo tempo, os adeptos à candidatura do petista registram o maior número: 6,1.

A margem de erro do levantamento é de cinco pontos percentuais. As entrevistas no município foram realizadas no dia 29. A pesquisa foi registrada sob o protocolo SP-00012/2014 no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;